11/06/2024 09:39
Com tema 'Cordel' Festa Junina da ALEMS vai arrecadar donativos para desabrigados gaúchos
Festa será no dia 22 de junho, a partir das 17h30, na rampa central do Parlamento
A Festa Junina da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que chega a segunda edição terá como tema principal o "Cordel", além da motivação central ara a prática solidária em favor dos desabrigados no Rio Grande do Sul.
Aberta a toda a população, a festa ocorre no dia 22 de junho, a partir das 17h30 na rampa central do Parlamento.
A entrada é gratuita, mas quem puder, pode entregar doações de alguns itens aos desabrigados gaúchos. As pessoas podem doar produtos de higiene e fraldas infantis e geriátricas. A arrecadação integra a campanha de iniciativa da Escola do Legislativo Ramez Tebet, do Parlamento estadual.
Com o sucesso da primeira edição, o Arraiá da ALEMS se tornou evento oficial, incluído no calendário de Mato Grosso do Sul pela Lei 6.123/2023.
“E a expectativa é repetir o sucesso da festa do ano passado”, disse o presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP). “Será uma festa com todos os ingredientes das festas juninas. E também será oportunidade para coleta de donativos aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, desabrigados pelo desastre climático”, acrescentou o parlamentar.
Diferentes partes do Brasil serão lembradas na Festa Junina: além da solidariedade aos gaúchos, o evento fará homenagem ao povo nordestino. “O tema deste ano será Cordel”, em referência à tradição literária nordestina, em que poemas populares são publicados em folhetos com capas de xilogravura.
Atrações
Assim como no ano passado, haverá o “Espaço Kids”, com diversões para a criançada, e muitas comidas e bebidas típicas.
Os alimentos e outros produtos serão vendidos em barracas cedidas a 24 entidades assistenciais, convidadas pelos parlamentares. O dinheiro arrecadado com as vendas será convertido em ações realizadas por essas entidades nos atendimentos a públicos diversos, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, entre outros campos de atuação.
Ensaio com profissional
Outra atração será a tradicional quadrilha junina. E neste ano, os dançarinos, que são servidores da Casa de Leis, têm ajuda profissional. O ensaio está sendo comandado pela professora de forró, Michele Lima, proprietária da Fulô Espaço de Dança.
Além disso, haverá "arrasta-pé" de alta qualidade. O grupo Canto da Terra, uma das atrações do ano passado, está confirmado, novamente, para este ano. Também subirão ao palco os músicos da banda Flor de