Campo Grande

10/06/2024 13:00

Na metade do ano letivo, alunos ainda não receberam livros didáticos em escola de Campo Grande

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou "que todos os livros didáticos serão entregues aos alunos"

10/06/2024 às 13:00 | Atualizado 10/06/2024 às 13:13 Felipe Dias
Caso acontece na Escola Municipal João de Paula Ribeiro - Google Maps

Na metade do ano letivo, os alunos do 2º ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro ainda não receberam os livros didáticos. Segundo os pais e responsáveis, a situação não tem previsão de ser solucionada.

Conforme Monica Carlini, avó e responsável pela neta de 7 anos, a criança está desde o início do ano a espera dos livros didáticos. Ela explica que tanto a menina, quanto diversos outros alunos não receberam o material.

Segundo ela, só após diversas reclamações, a escola disponibilizou aos estudantes, do 2º ano do período matutino, um livro de história. No entanto, as outras matérias seguem sem materiais.

A ausência dos materiais didáticos estaria ocorrendo porque a escola possui mais alunos do que livros, afirma a avó. De acordo com ela, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) pediu que o estabelecimento de ensino montasse mais uma turma, porém não repassou materiais adicionais. Sem livros para todos, a escola decidiu não os distribuir.

"O que a diretora alega é que a Semed mandou montar mais turma do que devia de 2º ano e aí não tem livro para todo mundo. A escola diz que não recebeu da Semed e a Semed diz que não recebeu do MEC. Como que as crianças estudam sem livro? As crianças que agora estão aprendendo a escrever?", questiona.

Para Monica, o que deixa a situação ainda mais alarmante é que não há previsão para que situação seja solucionada. "Não tem previsão, não tem nada. Não dão nenhuma previsão. Isso que é mais desesperador", relata.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou "que todos os livros didáticos serão entregues aos alunos da turma em questão na Escola João de Paula, até o início da próxima semana". Veja:

A Semed está redistribuindo os livros excedentes de outras escolas para atender a essa turma, o que já estava previsto para ocorrer até o início na próxima semana, podendo ser entregue antes. Um dos livros, o de História, foi entregue aos alunos em maio.

A falta de livros na Escola Municipal João de Paula Ribeiro se deve à abertura de uma nova turma (em relação ao ano de 2023), o que resultou em um número maior de alunos do que o previsto inicialmente. A projeção de livros é feita com base no Censo Escolar fechado em maio do ano anterior, e, embora o FNDE faça uma estimativa para atender novas matrículas, pode ocorrer déficit de livros em casos de abertura de novas salas.

A Semed desde sempre mantém contato direto com a escola nesta busca. Cabe esclarecer que a coordenação pedagógica junto aos professores da escola possui a capacidade técnica e pedagógica para desenvolver atividades educacionais com ou sem os livros didáticos, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem não seja prejudicado.  

O Centro Municipal de Tecnologias e Inovações Educacionais (CMTI), que é o setor responsável pelas ações do PNLD na REME, está em contato constante com o FNDE e aguardando o envio de unidades de livros que compõem a reserva técnica de 2024.