28/05/2024 15:12
Fotógrafo flagra revoada de Tapicurus no Pantanal e imagem é de relaxar a alma (vídeo)
Fim de tarde deixou cenário do MS mais bonito ainda
Revoada de pássaros tapicurus foi abraçada pelas lentes do fotógrafo e cinegrafista de vida selvagem e natureza, Guilherme Giovanni. O cenário só podia ser o Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Conforme postagem no Instagram do fotógrafo, era fim de tarde quando a revoada de centenas de tapicurus. Na legenda do vídeo o autor disse que esse foi um dos dias mais bonitos do Pantanal do MS.
O contraste dos pássaros – de cor escura – com o crepúsculo vespertino ao fundo deixou a imagem mais carregada de graça.
Tapirucu
O nome científico do tapicurus é Phimosus infuscatus e significa ''ave escura com focinho'' ou ''ave negra com focinho''. Segundo o Wikiaves, mede entre 46 e 54 centímetros de comprimento e pesa entre 493 e 600 gramas.
Possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada.
Ainda segundo o guia, a ave se alimenta de crustáceos, moluscos, caranguejos e inclusive matéria vegetal (sementes e folhas). Procura alimento na água rasa usando o bico para isso, caminhando lentamente. Às vezes deixa um quarto dele submerso.
Para mais registros da riqueza pantaneiras acesse https://www.instagram.com/guilhermepantanal/