Interior

há 8 meses

Animais são encontrados em canil clandestino durante fiscalização em Fátima do Sul

Mais de 60 cachorros estavam vivendo no local, que estava com diversas irregularidades e insalubre

15/05/2024 às 17:50 | Atualizado 15/05/2024 às 17:40 Vinicius Costa
Divulgação/CRMV-MS

Durante uma fiscalização nesta quarta-feira (15), o CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e a Vigilância Sanitária encontraram um canil clandestino em um bairro de Fátima do Sul, a 242 quilômetros de Campo Grande, no qual estavam vivendo mais de 60 animais.

Segundo o órgão, foram encontradas diversas irregularidades. O local era uma residência, mas funcionava como um canil.

No local, ficou constatado que faltava registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, ausência de profissional médico veterinário responsável, diversos animais em espaço inadequado, armazenamento inadequado de medicamentos e imunológicos, alojamento irregular de animais para reprodução e comercialização, lançamento de dejetos dos animais em via pública, presença de piscina com água contaminada, focos de dengue.

Quem cuidava do canil era um casal, orientado pelo conselho a reduzir o número de animais no espaço e regularizar as inconformidades.

"A equipe também orientou os profissionais médicos veterinários do município para que a situação seja solucionada de forma eficaz, preservando o bem-estar dos animais e a saúde da comunidade", disse a nota do CRMV-MS.

O caso estará sendo acompanhado até que tudo seja resolvido.