11/05/2024 13:49
Com bebê internada, presente de 'Dia das Mães' de Tauana é ver recuperação da filha prematura
Internadas há 108 dias, a dona de casa Tauana e sua bebê passarão o Dia das Mães no hospital
A história de Tauana Jorge Silva, mãe da pequena prematura Thaila Vitória emociona pela força e determinação de ambas. Grávida de gêmeas univitelinas, foi necessária a realização de cesariana emergencial com 25 semanas de gestação para o nascimento das meninas, pois elas estavam com risco de vida (pressão alta e pouco líquido). Infelizmente uma das bebês veio a óbito e Thaila foi para a UTI pediátrica, lutando bravamente por sua vida.
Desde o nascimento, há 108 dias atrás, mãe e filha estão internadas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à rede Ebserh, onde recebem toda a assistência para que ambas voltem para casa saudáveis e seguras.
Ela também é mãe de Thalisson de 3 anos, que frequenta a escola no período integral e de noite fica com a avó. Mesmo com a dor da perda da outra filha, Tauana tem determinação e resiliência para acompanhar Thaila durante o período em que ela se fortalece, até que possa receber alta.
“Ela se alimenta com sonda, mas já está mamando no peito. O atendimento no Humap é fantástico. Recebemos ajuda e apoio das equipes para que os dias passem da melhor forma possível”, conta a paciente. Todas as sextas-feiras elas vão até o jardim dos prematuros com outras mães e bebês internados tomar banho de sol, que é essencial para o tratamento e importante para a recuperação.
Tauana conta seu desejo de voltar logo para casa, mas entende que só poderão ir quando a bebê estiver 100% bem. Sobre passar o Dia das Mães no hospital, ela diz que acha que será um pouco solitário: “mas é necessário. E eu espero ganhar presente”, finaliza com um sorriso.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.