Interior

30/04/2024 16:03

Vereadores arquivam pedido de CPI contra prefeita de Sidrolândia

Base de Vanda Camilo se articulou e conseguiu oito dos 13 votos

30/04/2024 às 16:03 | Atualizado 30/04/2024 às 15:47 Thiago de Souza
Vanda articulou base e arquivou CPI - Marcos Thomé - Região News - arquivo

Vereadores aprovaram, nesta terça-feira (30), arquivamento do pedido de CPI contra a prefeita Vanda Camilo (Progressistas), em Sidrolândia. O requerimento para investigação foi apresentado há uma semana. 

Conforme o Four News, a base aliada à prefeita se articulou e, dos 13 vereadores votantes, somente cinco foram contra o arquivamento.  

Ainda conforme o site, quem pediu o arquivamento foi o vereador  Carlos Henrique Olindo, o ''Caré''. Votaram a favor do arquivamento Cledinaldo Cotócio, Claésio Lechner, Juscinei Claro, Elizeu Vaz, Gilson Galdino, Izaque Diniz e Joana Michaelski.

Cinco vereadores queiram manter a comissão processante para investigar Camilo. São eles:  Enelvo Felini Jr, Clayton, Cristina Fiuza, José Ademir Gabardo e Adavilton Brandão. Foi observado também que um parlamentar faltou à sessão e o presidente da Casa só vota em caso de empate. 

O vereador Enelvo Junior, que foi quem apresentou o pedido de CPI, refletiu que a mudança de entendimento dos parlamentares se deu pela articulação da prefeita em torno da base de apoio dela. 

Outro ponto destacado é que a sessão que ocorreu o arquivamento era acompanhada por diversos moradores, mas em número bem menor de quando o pedido de CPI fora apresentado. 
Felini Jr considerou, ao Four News, que o desfecho causa um impacto negativo perante a comunidade, já que a fiscalização é uma das atribuições do Legislativo.

A justificativa para a CPI vem das investigações no âmbito da Operação Tromper, do MPE-MS. Foi apurado que havia um esquema de fraudes em licitações da cidade, tendo como líder o genro dela, vereador licenciado de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB).