Cidades

05/04/2024 15:45

Onda de frio promete derrubar temperaturas na segunda quinzena do mês em MS

Saudades de colocar um casaco? Meteorologia reforça que massa de ar fria se instale no Estado no dia 15 em diante

05/04/2024 às 15:45 | Atualizado 05/04/2024 às 16:14 Vinicius Costa
Wesley Ortiz

A estação de outono será a responsável por receber a onda de frio prometida para abril em Mato Grosso do Sul. A meteorologia reforça a mudança climática que está por vir na segunda quinzena do mês, prometendo quedas acentuadas de temperatura após longos períodos de calor.

A promessa é a atuação de uma massa de ar frio intensa e duradoura, que deverá permanecer por pelo menos uma semana no Estado, assim como no sul e sudeste do país.

Apesar do Rio Grande ser o primeiro estado a ter essa mudança, o Climatempo afirma que somente entre os dias 15 e 16, haverá mudanças significativas nos demais estados.

"Além da Região Sul, alguns os estados, como: Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do Sul de Minas, terão queda mais considerável de temperatura - com isto, podemos ter temperaturas mínimas baixas, até pelo menos o dia 20", diz o sistema meteorológico.

Não está descartada geada, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. Em relação às temperaturas, ainda é incerto, mas as previsões apontam que as mínimas vão reduzir bastante ao longo da passagem dessa massa de ar fria.

Para o sistema Meteored, anomalias estavam sendo registradas nas previsões, no qual uma massa de ar frio mais intensa e poderosa, abrangendo todo o Centro-Sul do Brasil na terceira semana de abril.

"O modelo prevê anomalias negativas de temperatura em uma área bem maior no Centro -Sul, abrangendo todos os estados do Sul, todo o estado de São Paulo, partes do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, todo o Mato Grosso do Sul e inclusive o sul de Mato Grosso", finaliza.