19/03/2024 17:00
Médica denuncia falta de pediatras no Hospital Regional, em Campo Grande
Pediatra diz que trabalha sobrecarregada, o que pode gerar riscos a pacientes
Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a falta de médicos pediatras no Pronto Atendimento do Hospital Regional em Campo Grande. A divulgação da investigação foi feita nesta terça-feira (19).
Conforme o Diário Oficial, a denunciante é uma pediatra que expôs a falta de colegas nos plantões. Ela detalhou que o problema ocorre desde a pandemia da covid-19, quando profissionais foram afastados ou remanejados e não retornaram até o momento.
Ainda segundo o relato, a profissional atua sozinha onde deveria haver dois plantonistas no PAM e mais um médico no plantão hospitalar para atender as intercorrências da ala pediátrica (que tem 23 leitos), além do Centro de Oncologia Infantil, o Cetohi (oito leitos).
A médica alertou para o risco de promover risco de vida aos pacientes ou cometer alguma negligência, além de gerar grande desgaste físico e mental nos médicos. Ela detalhou que fez a denúncia à chefia do HRMS e ao Conselho Regional de Medicina, mas até agora nada foi feito.
A investigação ficará a cargo da Promotora de Justiça Daniela Cristina Guotti, da 76ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Campo Grande. O alvo da apuração são o HRMS e a Secretaria Estadual de Saúde.
O HRMS informa que só responde sobre inquéritos do MPE às autoridades competentes. Procuramos a Secretaria de Saúde do MS e aguardamos retorno.