11/03/2024 10:37
Servidor é chamado de 'Senhor Boiola' em e-mail da Sudeco, comandada por Rose Modesto
Sul-mato-grossense justificou possível caso de LGBTfobia
Um servidor da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento) do Centro Oeste foi chamado de “Senhor Boiola” pelo e-mail institucional da Sudeco, autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, comandado pela sul-mato-grossense Rose Modesto.
Por conta do caso de LGBTfobia ocorrido em uma peça da comunicação interna do órgão, a Sudeco abriu procedimento administrativo e encaminhou para corregedoria.
Na lista de aniversariantes do mês de março, ao lado do nome de um dos funcionários, foi escrito, entre parênteses, a expressão “Senhor Boiola”. Uma referência desrespeitosa à orientação sexual do profissional.
O servidor em questão trabalha na assessoria de comunicação da superintendência. A peça com os aniversariantes do mês é veiculada como parte da rotina de trabalho do setor.
Titular da Sudeco, Rode Modesto afirma que a escrita foi feita pelo próprio funcionário.
"O próprio servidor se autointitulou “ boiola” segundo ele, numa brincadeira. Mesmo assim a Sudeco de imediato abriu procedimento administrativo e encaminhou para corregedoria", explica.
A comunicação da superintendência chegou a emitir uma nota oficial sobre o assunto, mas apagou logo em seguida. Na sequência, encaminhou o seguinte texto:
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) vem a público manifestar seu total repúdio aos comentários discriminatórios presentes na lista de aniversariantes do mês de março, divulgada internamente no dia 1º de março de 2024.
A Sudeco reitera que tal atitude não condiz com os valores e princípios da instituição, que preza pela promoção da igualdade, do respeito e da diversidade no ambiente de trabalho. A inclusão de comentários ofensivos e discriminatórios na lista foi um ato isolado e inaceitável, que não representa a postura da Superintendência.
Desde a ocorrência do fato, as medidas cabíveis estão sendo tomadas em consonância com a legislação vigente. A lista foi retirada de circulação e a Autarquia está apurando o ocorrido, por meio dos seus órgãos de apuração interna: comissão de ética, auditoria e corregedoria.
A Sudeco reconhece a importância da diversidade e que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito e dignidade, independentemente de sua origem, raça, cor, religião, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica individual. A Autarquia está comprometida em promover um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos os seus servidores e colaboradores.
A Superintendência revisará suas normas e procedimentos internos para garantir que a comunicação institucional seja sempre respeitosa e inclusiva, e reforçará seus treinamentos sobre diversidade e inclusão para todos os servidores e colaboradores.
A Autarquia está comprometida em construir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário para todos, e novamente repudiamos todos e qualquer ato de discriminação.
* Matéria editada às 11h29 para acréscimo da nota oficial