Política

há 10 meses

Tereza Cristina será relatora da PEC que impõe mandato a ministros do STF

Gilmar Mendes está há 22 anos na Suprema Corte e é um dos mais polêmicos

06/03/2024 às 16:08 | Atualizado 06/03/2024 às 15:49 Thiago de Souza
Tereza será relatora de PEC do mandato - Pedro Roque - Agência Senado

A senadora Tereza Cristina (Progressistas) foi nomeada relatora da Proposta de Emenda Constitucional que impõe mandato de oito anos a ministros do Supremo Tribunal Federal. A divulgação da escolha ocorreu nesta quarta-feira (6). 

Conforme a CNN Brasil, atualmente uma pessoa nomeada ministro do Supremo pode ficar no cargo até completar 75 anos.  Gilmar Mendes é o decano da Corte e foi nomeado em 2022 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Ainda segundo a emissora, não existe, no entanto, previsão de quando o assunto será discutido. A nomeação foi feita pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre. 

Senado 

Durante a diplomação como senadora, em dezembro de 2022, Cristina fez críticas ao que chamou de ''ativismo judicial''. Ela destacou no discurso que os poderes são independentes e deu a entender que ministros do STF não estão observando a norma constitucional. 

O autor da PEC 16/2019 é o senador Plínio Valério (PSDB-AM) e também determina que o presidente da República tenha até 30 dias para indicar um novo membro para a Corte, a fim que não haja vacância por muito tempo.