10/02/2024 12:45
STF já vê base para denunciar Bolsonaro, Heleno e Braga Netto
Segundo avaliação de integrantes do STF, operação que mirou núcleo duro do governo Bolsonaro, na quinta, foi ponto de virada
Depois da Operação Tempus Veritatis, ministros do STF avaliam que já existem provas para denunciar Jair Bolsonaro e os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno.
Ponderando que, evidentemente, uma decisão a esse respeito cabe ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, os ministros avaliam que a operação da quinta-feira (8/2) foi um ponto de virada, sem retorno. Ou seja, se não havia provas robustas para atrelar Bolsonaro ao 8 de Janeiro, agora elas estão aí.
O entendimento na Corte é que os elementos obtidos pela Polícia Federal antes da ação, como o vídeo da reunião ministerial em que o golpismo foi tratado abertamente, e as provas reunidas em buscas e apreensões contra ex-ministros, na quinta, convergirão para os atos golpistas em Brasília.
Assim, devem entrar no mesmo pacote a infiltração e o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no contexto eleitoral de 2022 e a disseminação de notícias falsas para desacreditar as urnas eletrônicas — frentes em que, segundo a investigação, o núcleo duro de Bolsonaro cometeu crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e associação criminosa.
Os ministros ouvidos ressaltam que a bola está com Paulo Gonet.