Corumbá

21/01/2024 12:16

Morre prematuro que aguardava transferência para UTI Neonatal em Corumbá

A cidade não tem UTI neonatal e o bebê aguardava transferência há quatro dias

21/01/2024 às 12:16 | Atualizado 21/01/2024 às 12:28 Felipe Dias
O recém-nascido chegou a ter uma parada cardiorrespiratória durante sua internação em Corumbá - Arquivo pessoal

Um recém-nascido, de apenas quatro dias de vida, morreu na manhã deste domingo (21), em Corumbá, cidade a 429 quilômetros de Campo Grande.

Ele nasceu prematuro, com apenas 26 semanas de gestação, pensado 750 gramas. O bebê estava internado na Santa Casa de Corumbá lutando para sobreviver, porém, não resistiu.

O recém-nascido chegou a ter uma parada cardiorrespiratória durante sua internação em Corumbá, mas foi reanimado.

A mãe, a autônoma Edilaine Alves, e o pai, Edmaio Rodrigues, que está desempregado, moram no município vizinho, Ladário. O casal procurou a Santa Casa de Corumbá para o parto porque não há maternidade na cidade onde vivem.

O prematuro aguardava desde terça-feira (16) para ser transferido da Santa Casa de Corumbá, onde não há UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, para um hospital com UTI.

Havia uma dificuldade sobre a transferência do bebê, pois não havia vagas disponíveis para a transferência. Também havia um impasse sobre o recurso para custear o transporte.

No entanto, na manhã desta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Ladário confirmou que iria custear o transporte aéreo. A expectativa era que o bebê fosse encaminhado para Três Lagoas, porém decidiu-se pelo encaminhamento para Campo Grande.

A criança aguardava a preparação da equipe para que o transporte aéreo à Maternidade Cândido Mariano, porém o transporte não ocorreu e o bebê faleceu.