há 10 meses
Morre trabalhador que caiu do telhado de escola na Vila Popular
Vítima chegou a ser socorrida para a Santa Casa, mas não resistiu
Morreu no início da tarde desta quarta-feira (17), o trabalhador José Alves Nunes, de 72 anos. Ele caiu ficou em estado grave, na manhã desta quarta-feira (17), durante manutenção do telhado da Escola Municipal Frederico Soares, na Vila Popular, em Campo Grande.
A vítima caiu de uma altura de cerca de 7 metros e bateu a cabeça. Ela foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e em seguida levada para a Santa Casa, com sangramentos pelo nariz e na boca, mas não resistiu aos ferimentos.
No local haviam outros trabalhadores, mas não quiseram falar sobro o ocorrido.
Conforme apurado pela equipe no local, nenhum dos outros trabalhadores usavam equipamentos de proteção, nem máscara, luvas ou corda para segurá-los no telhado.
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informa que o acidente ocorreu com um funcionário de empresa terceirizada, que foi à unidade escolar fazer um orçamento de manutenção e reforma do prédio.
Ainda de acordo com a secretaria, a unidade escolar estava vazia devido ao período de recesso escolar e no momento do ocorrido estava apenas a secretária escolar na sala de administração e a funcionária da limpeza, quem recebeu esse funcionário que foi até o local fazer o orçamento a pedido da empresa.
"Esse funcionário, que não usava equipamento de proteção individual, caiu da escada, sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros e Samu, acionados por essas funcionárias da escola", explica.
A Semed ressalta que a responsabilidade do uso de equipamento de proteção dos trabalhadores durante a execução cabe à empresa terceirizada a qual o funcionário trabalha, sendo a prefeitura responsável pela fiscalização da obra quando iniciada, e reitera que a empresa deve cuidar da segurança de seus funcionários quando submetidos aos trabalhos dos quais a empresa prestará serviço.
*Matéria alterada às 11h25 de quinta-feira, 18 de janeiro, para acréscimo de informações