Política

há 11 meses

Beto Avelar destaca investimento histórico na Educação e aponta melhorias no Proinc

Vereador detalhou reformas em escolas, contratação de professores e projetos do mandato

22/12/2023 às 15:00 | Atualizado 22/12/2023 às 14:35 Thiago de Souza e Diana Christie
Beto é líder da prefeita e deve mudar para partido dela - Marco Codignola - arquivo

O vereador Beto Avelar, do PSD, enxerga que Campo Grande cresceu e superou as dificuldades. Ele citou avanços na Educação e avaliou como ótima a gestão da prefeita Adriane Lopes, do PP. 

Avelar destaca que, em 2023, o município investiu mais e fez parcerias com governos estadual e federal. A Educação, na visão dele, recebeu investimento histórico. 

''Vai permitir a implantação de ares-condicionados em todas as escolas e energia solar, além da inauguração de Emeis, 166 novas salas e a contratação de 300 professores'', elencou Beto.

Ele também elencou a reforma de 200 unidades de ensino e o Piso Nacional dos Professores. 

Apesar disso, o vereador pondera que existem muitos problemas, já que a cidade está perto de chegar a 1 milhão de habitantes. 

Projetos 

Avelar, que é líder da prefeita na Câmara, diz ter articulado projetos junto com o Executivo. Ele lembra a aprovação da alteração do Proinc, que permitiu melhora no acesso a vagas de tralho e à qualificação profissional de trabalhadores cuja maioria está na faixa de população vulnerável. 

''Representa vitória para os trabalhadores. [Agora há] permissão para retorno dos trabalhadores que já foram assistidos e ficaram seis meses sem trabalho registrado. Muitos não conseguem reintegração ao mercado de trabalho meses depois do fim de contrato. A Lei anterior impedia o retorno deles'', detalhou. 

Beto Avelar ainda considera se vai tentar a reeleição, mas como líder da prefeita, deve migrar para o partido dela, o PP. ''Essa possibilidade, porém, ainda está sendo construída e depende da avaliação dos grupos políticos e lideranças que estão juntos ao meu mandato'', ponderou.  

Eleições 

Avelar acredita que a polarização ideológica e política entre lulistas e bolsonaristas influenciará as eleições. Ele acha esse debate saudável, mas teme que as necessidades de Campo Grande fiquem em segundo plano.  

''[Temo que] o principal desafio para as candidaturas de Campo Grande, em 2024, seja a apresentação de ideias para os bairros e soluções voltadas para a população ao invés do debate nacional’’, sugeriu. 

Adriane Lopes 

Na visão de Avelar, Adriane fez uma política de ajuste financeiro, retomou investimentos e geração de oportunidades. 

''O controle de gastos tem permitido entregas como tapa-buraco, reformas em unidades de saúde e escolas, novas academias ao ar livre e iluminação de praças esportivas, limpeza, regularização fundiária'', elencou o líder da prefeita. 

O vereador observou também que Adriane dialogou com forças políticas de Campo Grande e do Estado e que a gestão vive o momento mais positivo.