Campo Grande

23/11/2023 15:40

Adriane volta a firmar compromisso por novas moradias a famílias da comunidade do Mandela

Nesta semana, houve uma divisão inicial para identificar onde as famílias serão realocadas

23/11/2023 às 15:40 | Atualizado 23/11/2023 às 15:42 Vinicius Costa
Adriane visitou novamente a comunidade para tratar do assunto de novas moradias - Divulgação/PMCG

Uma semana após o incêndio devastador na comunidade do Mandela, a prefeita Adriane Lopes visitou mais uma vez área nesta quinta-feira (23), e frisou o compromisso em dar celeridade para as famílias atingidas pelo acidente. Ela afirmou que segue firme em referência ao processo de regularização fundiária.

Nesta semana, houve uma divisão inicial para identificar onde as famílias serão realocadas. Ao todo serão 38 famílias alocadas no bairro José Tavares, 33 no Iguatemi 1, 30 famílias no Iguatemi 2 e mais 32 famílias no Talismã, garantindo a dignidade para 133 famílias da Comunidade.

A prefeitura pretende alocar essas pessoas em áreas que atendem os critérios técnicos, jurídicos com toda infraestrutura garantida como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e posto de saúde.

“Queremos nossas crianças na escola, e por isso também vamos alocar as famílias que já possuem os filhos matriculados na escola integral na região próxima ao Mandela numa área mais próxima. Essas áreas foram definidas em um raio de 3 quilômetros do Mandela, pois aqui é Área de Preservação Permanente, há uma mata fechada e um córrego, por isso a necessidade de recomeçar em novas áreas", disse Adriane.

Dentre essas, 133 famílias, que já possuem todos os documentos em ordem devido ao processo de regularização fundiária iniciado no ano passado, serão encaminhadas para seus lotes de imediato, sendo que 100 já estão com recurso garantido para construção imediata e 33 receberão kit construção.

Estima-se um prazo de aproximadamente 10 dias para a divisão dos lotes e a instalação de água e energia elétrica na região. A partir desse momento, as famílias cadastradas e regularizadas receberão o benefício Credihabita, que visa conceder financiamento para aquisição de materiais de construção, bem como assistência técnica destinada à construção, ampliação, reforma e regularização edilícia de unidades habitacionais.