há 1 ano
Médico é investigado por importunação sexual contra paciente em Ponta Porã
O investigado teria tentado beijar a vítima durante uma consulta no unidade de saúde; o profissional foi afastado do cargo
A Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Ponta Porã investiga uma denúncia de uma jovem de 19 anos, que acusou um médico de 32 anos, por importunação sexual durante uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Neusa Maria Pereira. Ele foi afastado pela Prefeitura Municipal da cidade.
Conforme as informações do Ligado na Notícia, a vítima foi ao posto de saúde para levar os resultados de exames médicos. A jovem foi atendida pelo médico, que é de origem estrangeira e pegou uma receita. Em seguida, foi até a farmácia da unidade retirar os medicamento e foi chamada novamente pelo investigado.
Já dentro do consultório, ele pediu para que a paciente fechasse a porta. O médico, que já havia atendido a jovem em outras ocasiões, disse que sabia que ela namorava, mas perguntou se ele a chamasse para sair, se ela aceitaria.
Além disso, ele também afirmou que a achava muito bonita e reforçou o convite para sair e comer algo. No entanto, a vítima respondeu que namora e que nunca aceitaria o convite. Na sequência, ela se levantou para sair, quando um dos remédios teria caído.
Enquanto pegava o medicamento no chão, o médico foi até a porta e deixou-a meio aberta. Quando a paciente ia sair, ele a segurou pelo braço e se aproximou perto do rosto dela com os olhos fechados para tentar beijá-la, momento em que a jovem empurrou o médico com força.
Mesmo assim, ele continuou falando que a achava muito bonita. A denunciante disse na ocorrência policial que deseja representar contra o médico.
Com a investigação, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã decidiu afastar preventivamente o profissional. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que tão logo foi cientificada dos fatos, afastou, preventivamente, o médico da UBS Neusa Maria Pereira e determinou abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos.
“A rotina dos pacientes não será alterada, pois outro profissional de saúde foi direcionado para a Unidade a fim de manter o normal atendimento à população”, finalizou o comunicado.