Política

14/11/2023 20:42

Riedel decreta situação de emergência devido à alta incidência de queimadas na região do Pantanal

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial e tem validade de até 90 dias

14/11/2023 às 20:42 | Atualizado 14/11/2023 às 21:58 Elizeu Ribeiro
Serra do Amolar foi uma das mais castigadas pelas queimadas - Silvio de Andrade/Governo de MS

Devido a onda de incêndio florestais na região do Pantanal, o governador Eduardo Riedel (PSDB) decretou, nesta terça-feira (14), estado de emergência, de 90 dias, aos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho.

Parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente dessas regiões tem sido devastadas por conta das chamas.

Segundo o documento, todos os órgãos estaduais estão autorizados a se mobilizarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a criar ações para combater o desastre e restabelecer o que foi destruído.

O governo tem intensificado as ações para combater as chamas na região pantaneira. Aeronaves do GOA (Grupamento de Operações Aéreas), do Corpo de Bombeiros e do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), da Polícia Militar, serão utilizadas para deslocamento das equipes para as áreas críticas.

“Com a publicação do decreto de situação de emergência, o Governo pode dispor dos recursos necessários para as ações de combate aos incêndios florestais, como a aquisição de combustível para automóveis e aeronaves, diárias, alimentação, EPI´s e outras necessidades do Corpo de Bombeiros”, informou o secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira.