Algo mais

25/10/2023 06:40

Top Literário: Junji Ito agrada fãs de terror com finais inesperados em 'Fragmentos de Horror'

Livro traz coletânea de histórias que vão do terror ao puro nonsense, acompanhadas de ilustrações tão criativas e poderosas quanto a narrativa

25/10/2023 às 06:40 | Atualizado 24/10/2023 às 15:53 Diana Christie
Coletânea escrita por Junji Ito, publicada pela Darkside - Diana Christie

A vingança não intencional de uma mulher traída pelo esposo. Uma casa que desperta desejos sexuais nada convencionais. Uma mulher-pássaro que ajuda um aventureiro perdido na floresta com uma carne ‘especial’... É cada conto melhor que o outro!

Fragmentos do Horror, de Junji Ito, é uma coletânea de histórias que vão do terror ao puro nonsense (absurdo), acompanhadas de ilustrações tão criativas e poderosas quanto a narrativa.

Essa é minha primeira experiência com mangás e já posso dizer que estou apaixonada. Na edição da Darkside, Junji Ito confessa que não é o trabalho que mais tem orgulho, que se sentiu enferrujado ao produzi-lo, e eu só fiquei na expectativa de ‘então imagina o ótimo’.

A imprevisibilidade das narrativas foi o que mais me agradou nessa produção. Talvez não seja indicado para públicos que não gostem de imagens de monstros ou que remetam a cadáveres, o que é compreensível, mas adorei as ilustrações.

Meu único incômodo foi a sexualização de corpos femininos, mesmo que não tenha nenhuma ilustração exageradamente gráfica. Ainda assim, pelo que pesquisei, isso é uma característica do autor e o aceito com o pacote completo, do que me agrada e do que me repugna.

No embalo, já coloquei ‘Calafrios’, do mesmo autor, na minha lista de próximas leituras. Meu conselho é: conheça Junji Ito!