há 1 ano
Ponto final! Pastor que dizia incorporar 'anjos' para abusar de fiéis é preso em Goiás
Esposa do religioso seria conivente e incentivadora dos crimes
O pastor Vanderlei de Oliveira, denunciado por abusar sexualmente de fiéis, foi preso nesta sexta-feira (20), em Anápolis (GO). O criminoso dizia às vítimas que incorporava ''anjos'' durante os ataques.
O religioso, diz o Metrópoles, estava foragido da Justiça e se entregou à Polícia Civil. De acordo com a investigação, nove vítimas – entre homens e mulheres – foram ouvidas até o momento.
Ainda segundo o site, a esposa do pastor, Maria Lurdes dos Santos Oliveira, também era procurada acusada de ser cúmplices dos abusos. No entanto, não foi confirmado se ela foi presa.
Abusos
Os crimes foram revelados, diz o Metrópoles, a partir da denúncia de uma das vítimas em 2 de outubro. A apuração policial indica que os crimes ocorreram por mais de uma década, sendo uma das denunciantes atacada em 2013.
Uma pessoa vítima do pastor contou que frequentava a igreja dele há oito anos e o primeiro ataque se deu em 2022. O agressor pedia fotos íntimas, segundo a reportagem, alegando que era para uma campanha espiritual dar certo e os ‘’anjos’’ iriam ajuda-la. A vítima cedeu à chantagem.
Em outra situação, narra o Metrópoles, o pastor disse ter incorporado um anjo após um culto de libertação. Ele a ameaçou dizendo que a pessoa seria amaldiçoada caso revelasse os crimes. Logo depois o religioso passou a mão nas partes íntimas dela.
Ainda sobre este caso, a mulher atacada narra que a esposa do pastor presenciou a cena e ainda ordenou que ela não negasse os desejos do marido, que incluíam até masturbação. Essa situação teria ocorrido em um ‘’quarto de oração’’ da igreja que fica em uma residência.
A denunciante detalhou também que foram vários os abusos e que ela perdeu a virgindade nas mãos do criminoso.