13/10/2023 13:45
Top Literário: autora traz história de serial killer cheia de referências à cultura baiana
Bettina Winkler quer mostrar que o Brasil não depende de ambientes estrangeiros para trazer uma boa história
Está sem saber o que ler nesta sexta-feira, 13? Que tal uma história de serial killer ambientada na Bahia? Essa é a trama de Estrada dos refúgios, da autora Bettina Winkler, publicado pela Qualis Editora.
Confira a sinopse:
Ao perceber que a irmã do meio não está mais ao alcance de seus olhos, Bárbara sabe que a jovem precisa de ajuda. Durante a busca ao lado da mais nova, Ira, o que encontra é uma situação de abuso sexual, que evolui para agressões físicas e termina com a morte do abusador, Maurício.
Dali em diante, tudo o que acontece coloca em risco o disfarce do pai adotivo das três personagens, Bernard Gastrell, um ex-serial killer britânico, que naquela pequena e pacata cidade de interior se tornou “O Justiceiro”. Conforme outros assassinatos surgem na história, o leitor descobre que nem mesmo os laços de sangue seriam suficientes para proteger uma família como essa.
Ela se abaixou e virou o corpo inerte com dificuldade,
soltando a respiração pela boca.
Das costas do homem se projetava o enorme
pedaço de vidro que, há alguns minutos, estava na mão da sua irmã.
Ira se aproximou e falou em voz alta,
em um tom mais infantil que o seu habitual:
— Ele tá morto.
(Estrada dos Refúgios, pg. 20)
Neste suspense nacional, a autora dá bastante destaque para a cultura nordestina. “É importante e válido mostrar que histórias podem ser ambientadas em qualquer lugar e não somente ao utilizar características específicas, ditadas como regra ou que ajudam a construir alguns estereótipos”, afirma Bettina.
Ao apresentar elementos como a pracinha de chão de pedra, os caminhos de terra batida e até mesmo as jaquetas verde-cana, usadas por mototaxistas, a escritora tira do pedestal as obras de suspense estrangeiras, com cenários e características que não aproximam o enredo do leitor brasileiro.
Sobre a autora
Bettina Winkler é baiana e produz conteúdo sobre escrita criativa e literatura. É roteirista, tradutora, preparadora de textos e autora independente de livros como Transmorfo e outros contos publicados na Amazon. Participou, também, da antologia Illuminare e da coletânea Crônicas Soteropolitanas. Ela tem formação em Gestão de Turismo e é pós-graduada em Tradução de Inglês.