há 1 ano
Candidato a conselheiro tutelar é suspeito de agredir criança de 9 anos em Campo Grande
Segundo a mãe da criança, filho levou dois tapas quando foi a unidade de saúde tirar pontos com o enfermeiro
O enfermeiro e candidato a conselheiro tutelar, Daniel Castro Lima, de 42 anos, é suspeito de agredir uma criança de 9 anos em uma unidade de saúde de Campo Grande. O boletim de ocorrência foi registrado pela mãe da criança em agosto deste ano.
Segundo o registro policial, a criança passou por uma cirurgia para drenar um coágulo no cérebro e foi a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Jardim Paradiso para retirar os pontos.
Ao ser colocado na maca por Daniel, a criança perguntou se ia doer e o enfermeiro respondeu: “vai doer e muito. Vai sair sangue e vou precisar de umas cinco pessoas para te segurar”.
Ainda segundo relato da mãe, a criança ficou chorando enquanto Daniel saiu da sala e retornou falando ao celular. A mãe disse que o enfermeiro deu um tapa no ombro da criança e mandou ele ficar quieto porque ele estava no telefone.
Daniel saiu novamente e quando voltou deu mais um tapa na parte de trás da cabeça da criança e falou: "mandei você ficar quieto”. Nesse momento, a mãe já não permitiu que ele fizesse o procedimento de retirada dos pontos e outra profissional prestou o atendimento a vítima.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que será aberto um processo administrativo para apurar a conduta do servidor e as circunstâncias em que se deram o atendimento. "Ele deverá prestar os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido e a Sesau irá prosseguir com os trâmites necessários e instauração de sindicância. A Sesau reitera que não compactua com qualquer conduta que esteja em desacordo com os códigos de ética e com os preceitos do bom atendimento no serviço público".
Espaço está aberto para a manifestação do enfermeiro e candidato a conselheiro tutelar Daniel Castro Lima.
* Matéria alterada às 15h43 para acréscimo da posição da Sesau