Interior

há 1 ano

Corumbá teve rajadas de ventos de 107 km/h durante tempestade, diz Cemtec

Casas e comércios foram destelhados e ainda teve a morte do pequeno Matheus atingindo pelo teto da quadra

13/09/2023 às 16:04 | Atualizado 13/09/2023 às 16:11 Vinicius Costa
Casas destelhadas, árvores caídas e um cenário devastador em Corumbá - Repórter Top

Durante a tarde de terça-feira (12), Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, registrou intensos ventos que foram capazes de destelhar casas e comércios, além de causar danos estruturais na cidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os ventos alcançaram cerca de 107 km/h.

Conforme a estação meteorológica, este tipo de tempestade se forma dentro do setor quente, qual chamamos de situação pré-frontal, ou seja, antes da passagem da frente fria.

A estação meteorológica do INMET registrou, entre as 14:00 e 15:00 horas local, rajada de vento de 90,36 km/h e 13,2 mm de chuva acumulada. A temperatura atingiu os 36,3°C antes do temporal e caiu para 22°C após a passagem da tempestade, ou seja, uma queda de 14,3°C.

Em um dos vídeos encaminhados para a reportagem, é possível notar a presença de um 'tornado' ou até mesmo nuvem funil, que é uma nuvem em forma de funil de gotículas de água condensadas, associada a uma coluna rotativa de vento e que se estende desde a base de uma nuvem, mas não atinge a superfície.

A cidade foi atingida por uma tempestade que durou pouco mais de 20 minutos, mas suficiente para causar enormes prejuízos e estragos para a cidade.

Em um dos bairros da cidade, o Popular Nova, comércios ficaram com prejuízos pelos tapumes de zinco arrancados com a força do vento e voaram sobre as ruas. O teto da Loja Americanas também caiu com a força da tempestade e funcionários e clientes precisaram se esconder para não serem atingidos.