16/08/2023 12:30
Presidente da Assembleia diz que digitalização no processo de emendas é um ganho
Processo de digitalização vai permitir que o deputado acompanhe o uso das emendas pelas entidades
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), enfatizou os benefícios da digitalização no processo de emendas parlamentares. A declaração foi realizada durante coletiva de imprensa no saguão da Casa de Leis nesta quarta-feira (16), onde também ocorreu a solenidade de liberação de R$ 48 milhões em emendas parlamentares. Cada um dos 24 parlamentares teve o direito de direcionar a alocação de R$ 2 milhões.
Ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB), Gerson Claro ressaltou a importância da modernização no cenário político e administrativo. "A digitalização é a modernidade. No próprio programa de Governo, se falou em Estado digital. Nisso, as emendas já vêm neste ano inseridas em um sistema, que além de abolir o uso de papel, também permite que os parlamentares façam a indicação, o lançamento do processo e o acompanhamento do mesmo de maneira virtual", afirmou o presidente da Assembleia.
Com esta mudança significativa, o processo de emendas parlamentares torna-se mais ágil e transparente. Agora, os representantes políticos podem facilmente monitorar o andamento dos projetos que receberam aportes financeiros, e também verificar onde exatamente as entidades beneficiadas aplicaram os recursos.
As emendas deste ano foram encaminhadas a entidades de saúde e assistência social, além de enviou a outros setores como educação e segurança pública dos municípios.
O deputado Gerson Claro ainda acrescentou que essa abordagem digital fortalece a ideia de um Estado mais conectado e eficiente. "Por meio desse sistema, o parlamentar estará informado sobre como as entidades beneficiadas utilizaram os fundos, quais foram os investimentos realizados e as aplicações feitas", concluiu.