Campo Grande

29/07/2023 07:00

Com dores e sangramento, Suzi descobriu cisto no ovário e endometriose

Na fila de espera do SUS, mulher tenta realizar cirurgia particular; saiba como ajudar

29/07/2023 às 07:00 | Atualizado 02/08/2023 às 09:52 Elizeu Ribeiro
Arquivo pessoal

Moradora do bairro Los Angeles em Campo Grande, Suzi Marques Mongelo, 36 anos, corre contra o tempo desde que foi diagnosticada com cisto no ovário e endometriose.

Desde o diagnóstico, Suzi tem enfrentado dores intensas e sangramentos frequentes. Ela buscou tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), realizando diversos exames na rede pública, porém alguns precisaram ser feitos na rede particular devido à demora no sistema.

Durante uma consulta, o médico solicitou que ela fizesse o exame de ressonância para avaliar o resultado e entrasse na fila de espera para a cirurgia, que, segundo a paciente, pode levar até oito meses.

Devido à demora pelo SUS, Suzi está tentando realizar os exames de forma particular, mas sua situação financeira não permite arcar com os custos necessários. Diante dessa dificuldade, Suzi, seus familiares e amigos estão se unindo para organizar uma rifa e uma vaquinha solidária para auxiliar no tratamento.

"Sinto a urgência de fazer essa cirurgia, pois as dores e o sangramento só pioram a cada dia. Com a perda excessiva de sangue, estou enfrentando outros problemas de saúde, e por isso preciso fazer os exames e a cirurgia quanto antes", explica Suzi.

A rifa solidária terá um prêmio de R$ 3 mil, e cada número da cartela está sendo vendido por R$ 30. O sorteio será realizado no perfil do Instagram de Suzi. Para adquirir um número e ajudar na causa, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 9 9908-4342 (Suzi).

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para falar sobre o atendimento da paciente pelo SUS. Em resposta, a secretaria informou que no sistema de regulação, consta que a paciente teve atendimento dia 29 de junho deste ano, conforme laudo impresso.

'No momento não consta nenhuma outra solicitação aguardando agendamento, desta forma, é necessário que a paciente retorne na unidade básica de saúde de referência (mais próxima da sua casa) para inserção do pedido", explicou a Sesau.

No caso do pedido de ressonância, a solicitação ainda aguarda agendamento devido à demanda expressiva. "Nessa semana, o município assinou aditivo com hospitais para ampliar a oferta de exames, consultas e cirurgias e, com o início dos atendimentos de maneira efetiva, será possível dar mais celeridade nestas solicitações", pontuou.