Campo Grande

18/07/2023 21:15

Morre Roberto Gallo, responsável pela cenografia do Bioparque Pantanal

Ele morreu em decorrência do rompimento de uma artéria do coração

18/07/2023 às 21:15 | Atualizado 18/07/2023 às 22:41 Elizeu Ribeiro
Gallo tinha 66 anos e era cenógrafo e artista plástico - Divulgação / Governo MS

Morreu na manhã de hoje (18), o cenógrafo e artista plástico, Roberto Alves Gallo, responsável pela cenografia dos tanques do Bioparque Pantanal. Ele tinha 66 anos e morreu em deocorrência  do rompimento de uma artéria do coração. 

Por ele foram harmonizadas a fauna e a flora das regiões representadas no maior aquário de água doce do mundo.

Gallo nasceu em Campinas (SP), em 15 de maio de 1957, e falava com alegria e entusiasmo do trabalho realizado no complexo, em especial quando relatou a cenografia do tanque que representa a Lagoa Misteriosa. 
“É uma integração da arquitetura com o meio ambiente, ultrapassa um cenário, é uma arte viva”, revelou.

Roberto Gallo trabalhou com paisagismo e obras desde 1975. Ao longo de sua carreira, introduziu elementos artísticos no trabalho de paisagismo e vice-versa, o que é evidente nas suas esculturas de rochas artificiais, artes plásticas e jardins.

Foi a partir de 1996, em Ubatuba, que o artista passou a trabalhar na construção de cenografia para aquários marinhos e outros habitats, como lagos, cachoeiras, aquários de água doce, onde introduziu as esculturas de rocha artificial.

Seu currículo conta com trabalhos realizados no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AQUA RIO), Oceanic Aquarium e Aquário de Ibatuba. Em 2018, realizou a cenografia do Caminho do Rosário, no Santuário Nacional de Aparecida.