Cidades

20/06/2023 16:01

Após uma semana de frio intenso, Mato Grosso do Sul sofre com clima seco

Com auxílio do aumento das temperaturas, massa de ar seco predomina no Estado nos últimos dias

20/06/2023 às 16:01 | Atualizado 20/06/2023 às 15:29 Vinicius Costa
Sol predominará durante o dia - Wesley Ortiz

A massa de ar seco é o novo 'inimigo' da população sul-mato-grossense que ainda está se recuperando das temperaturas baixas, após uma semana de intenso frio com sensação térmica que ficou abaixo de zero em algumas cidades. Com a presença do sol, a umidade acaba ficando abaixo do esperado.

A baixa umidade do ar inibi o crescimento de nuvens em várias regiões de Mato Grosso do Sul, assim como impossibilita a formação de chuvas. 

Conforme o Climatempo, "o dia é com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas ao amanhecer e calor à tarde. Não há condições para chuva e os níveis de umidade no ar ficam baixos", ou seja, com muito sol, pouca nuvem e sem chuva.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), por exemplo, ressalta que durante essa terça-feira (20), foi possível notar a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica na região central do país, favorecendo o tempo seco no estado.

A tendência é que grande parte das cidades de Mato Grosso do Sul mantenham essa gangorra nas temperaturas: a manhã gelada com mínimas bem baixas, tarde com sol e clima seco e a madrugada volta a descer as temperaturas.

Porém, há quem diga que uma nova frente fria está por vir. Campo Grande, por exemplo, é uma das cidades que podem sofrer essa consequência. O sistema Meteored aponta que as temperaturas devem subir novamente, mas a partir de quinta-feira (22), pode haver nova mudança climática.

A meteorologia indica possíveis chuvas pesadas para a cidade, acarretando queda acentuada das temperaturas, principalmente as mínimas, causando uma nova sensação de frio na próxima semana. Essa frente fria deve ser rápida, mas suficiente para que a população utilize novamente os casacos.

As chuvas acontecem na quinta e na sexta-feira (23). A mudança climática deve ficar focada na região centro e centro-sul de Mato Grosso do Sul, atingindo novamente a região de fronteira, como cidades de Amambai, Ponta Porã, Naviraí e até Mundo Novo.

Essas cidades, inclusive, terão chuvas na quinta-feira e reduziram as temperaturas para a miníma de 14°C. Campo Grande terá mínima de 16°C e máximas que não vão superar a casa dos 23°C.