Algo mais

13/06/2023 14:12

Bombeiro aposentado engasgado com a própria dentadura é salvo por PM 

Caso aconteceu em hotel de militares em Campo Grande

13/06/2023 às 14:12 | Atualizado 13/06/2023 às 13:42 Méri Oliveira
3º sargento da PM (Polícia Militar), Jefferson Vargas Fernandes - Reprodução Fronteira News

O 3º sargento da PM (Polícia Militar), Jefferson Vargas Fernandes, salvou um sargento aposentado do CBM (Corpo de Bombeiros Militar), José Francisco Sales de Figueiredo, que passava por um mal súbito, na última quinta-feira (8), no Hotel da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar de MS, em Campo Grande.

Segundo informações do site Fronteira News, o policial disse, em entrevista, que estava na Capital para participar de uma formatura, hospedado no hotel em questão, quando foi despertado durante a madrugada com gritos no corredor e, ao verificar, se deparou com a esposa do bombeiro aposentado pedindo socorro, pois ele havia passado mal. 

O site conta que Fernandes solicitou para que a recepcionista fizesse uma chamada de emergência junto ao Corpo de Bombeiros, e em seguida entrou no local, onde encontrou o bombeiro aposentado caído ao chão, inconsciente e sem sinais respiratórios.

“Iniciei então as manobras de primeiros socorros, e percebi que ele estava com as vias aéreas obstruídas pela prótese dentária móvel, e mesmo ao ser retirada, a vítima ainda não tinha voltado a responder os estímulos, foi então que usei o método de reanimação cardiopulmonar (RCP), porém ainda não foi o suficiente para a vítima recobrar a consciência. Foi necessário aplicar a técnica de respiração boca-a-boca, pois não tinha como precisar quanto tempo a vítima já estava sem oxigênio, sendo que este procedimento permite fornecer à pessoa inconsciente oxigênio para retomar o quadro normal de respiração”, contou o militar.

Segundo informações do Fronteira News, após alguns minutos de intervenção, manobra de RCP juntamente com a respiração boca-a-boca, a vítima começou a recuperar a respiração e ter sinais vitais, até que a equipe de resgate chegasse e encaminhasse a vítima para o hospital.

Na manhã seguinte, conta o site, a família do bombeiro aposentado expressou gratidão pela ação do sargento, elogiando-o pela sua bravura e habilidades e destacaram seu ato de empatia à família, tendo uma ação ímpar e exemplar de coragem e profissionalismo, mesmo em sua folga.

Segundo os médicos que atenderam a vítima, a rápida intervenção foi crucial para salvar a vida do bombeiro aposentado, segundo o Fronteira News. 

Eles disseram que, “a importância do reconhecimento imediato dos sinais de um ataque cardíaco e a prontidão do sargento em agir rapidamente, salvou uma vida do bombeiro aposentado, e o devolveu aos familiares, pois ações como esta, de coragem, inspira muitos a fazerem a diferença em prol da sociedade, mesmo em contextos adversos.”