26/05/2023 07:00
Na luta, jovem descobre evolução de doença do intestino para o estômago (vídeo)
Doença gerou câncer no pai e Drika corre contra o tempo para não ter o mesmo destino
Ciente de ter pouco tempo para combater a doença hereditária que causou câncer no pai, a jovem de Campo Grande, Drika Brenda, 20 anos, descobriu que precisa lutar contra pólipos de tumores no estomago.
No começo do ano a jovem levou dois choques. O primeiro, a descoberta do câncer do pai, o segundo, constatar ter a mesma doença que causou câncer no genitor.
Assim que diagnosticada com a doença rara, Drika descobriu que para o caso não evoluir e se tornar um câncer, era necessário a remoção do intestino grosso e reto.
Ciente que sua única saída é uma cirurgia não fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a jovem abriu uma vaquinha na esperança de arrecadar R$ 50 mil em três meses, para garantir sua sobrevivência.
O que Drika não imaginava é que em menos de um mês, a doença migraria para o estômago.
"Recentemente descobri que tenho pólipos no meu estômago. Eu ainda não sei como vai proceder, provavelmente não vou tirar o estômago, mas vou ter que fazer um tratamento a vida inteira e não é só em um médico", narra a jovem em um vídeo compartilhado no Instagram.
Drika detalha que precisará passar pelo oftalmologista oncológico, pois a doença afeta os olhos.
"Eu preciso arrecadar os R$ 50 mil para fazer a cirurgia do intestino e usar a bolsa de ileostomia, já que a cirurgia não é feita pelo SUS", destaca.
"Até agora nesses 20 anos eu não vivi nem um pouco, eu não cheguei nem perto de viver. Eu estava passando muito mal e meu pai soube do câncer esse ano. Preciso muito dessa cirurgia, só queremos vencer essa batalha", pede.
Interessados em ajudar podem seguir a jovem no Instagram no @lutacontraocancer e doar na vaquinha on-line.