Campo Grande

21/05/2023 13:51

Campo Grande lidera entre as capitais com menor taxa de desocupação do país, diz pesquisa

Taxa de ocupação é de 3,4%, que representa o menor número para 1° trimestre

21/05/2023 às 13:51 | Atualizado 21/05/2023 às 13:36 Elizeu Ribeiro
Campo Grande lidera o ranking de ocupação - Reprodução / PMCG

A Pesquisa por Amostra de Domicílios Trimestral (PNAD-T) realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que Campo Grande ocupa o primeiro lugar entre as 26 capitais do país e o Distrito Federal em taxa de desocupação. A taxa é de 3,4%, o que significa o menor número para o 1° trismetre.

Os números da Capital do Mato Grosso do Sul também a colocam abaixo da média estadual que, segundo o IBGE, foi de 4,8%. O resultado ainda é inferior ao de países como Canadá, Austrália e Estados Unidos.

“Assumimos a primeira posição entre as capitais mostrando que somos a Capital das Oportunidades e que estamos nos transformando em um polo de crescimento e de geração de novos negócios. No ano passado ampliamos em mais de 10 mil o número de empresas ativas e seguimos crescendo, o resultado não poderia ser outro senão bons números de empregabilidade”, indica a prefeita Adriane Lopes.

Conforme a Pesquisa, Campo Grande possui 743 mil pessoas em idade para trabalhar, destes, 498 mil estão na força de trabalho. Participam da força de trabalho as pessoas que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) e que estão trabalhando ou procurando trabalho (ocupadas e desocupadas).

Este dado reforça o panorama de crescimento econômico pelo qual Campo Grande vem se beneficiando no pós-pandemia. Desde julho de 2020, mais de 34 mil novos postos de trabalho com carteira assinada foram criados. Apenas no 1º primeiro trimestre de 2023, houve um saldo de 2.558 novas vagas, com destaque para serviços, construção civil e indústria.