Cidades

17/05/2023 11:05

Campo Grande gerou mais de 17 mil contratações de novos empregados no mês de março

Número supera o registrado em fevereiro, quando 16,2 mil pessoas haviam sido admitidas

17/05/2023 às 11:05 | Atualizado 17/05/2023 às 11:29 Méri Oliveira
Modelo de contratação atende demandas de diferentes setores, como indústria, comércio e outros - Divulgação PMCG

A região imediata de Campo Grande registrou 17.092 contratações durante o mês de março, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no final do mês de abril, superando o mês de fevereiro, quando as contratações foram de 16.215 pessoas contratadas. 

Segundo o levantamento, do total de pessoas contratadas, 59,87% eram homens e 40,13% eram mulheres. Mais da metade das pessoas admitidas (61,47%) tinham o Ensino Médio completo e 28,26% dos contratados tinham idades entre 18 e 24 anos. 

Ainda segundo a pesquisa, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo se mantiveram entre as cidades que mais contrataram com 13.221, 1.787 admissões, respectivamente. Em fevereiro, os municípios haviam  registrado 11.642, 2.543 contratações.

O terceiro município da região que mais contratou foi Sidrolândia com 567 contratações no mês de março. Em fevereiro, o município de São Gabriel do Oeste aparecia com 588 admissões e registrou 467 na última pesquisa.

O estudo mostra ainda que o  agronegócio, o comércio, a indústria e o setor administrativo foram os  setores que mais contrataram na região.  

A Região Metropolitana de Campo Grande conta com 13 municípios, são eles: Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do oeste, Sidrolândia e Terenos. 

Trabalho Temporário

A gerente da Employer Recursos Humanos em Campo Grande, Ana Lia Coletto, acredita que a modalidade de contratação temporária pode alavancar ainda mais as contratações na região. Ela explica que esse modelo é capaz de atender a demanda de diferentes setores, como a indústria, o comércio e, principalmente, o agronegócio.

“As empresas da região têm apostado na contratação de trabalhadores temporários para suprir a demanda por mão-de-obra. Isso porque a contratação, que é feita por uma empresa especializada, se torna mais ágil e menos burocrática”, explica.

“Mas não é apenas o agronegócio que utiliza a modalidade para a contratação. Outros setores como o de serviços, a indústria e o comércio também têm apostado no trabalho temporário”, diz. No mês de março, foram realizadas 69.632 contratações em todo o Brasil.

A estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) é que sejam geradas 530 mil vagas temporárias no 2º trimestre (abril, maio e junho) deste ano. 
 
Parceria público-privado promove a economia local

De acordo com a executiva da Employer, a parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura de Campo Grande tem movimentado a economia local e encaminhado mais profissionais para o mercado de trabalho. Isso porque, juntos, a Prefeitura e empresas especializadas em Recursos Humanos têm promovido feirões de emprego para dar mais agilidade às contratações. Exemplo disso foi o Feirão de Oportunidades da Funsat.

“A iniciativa foi idealizada com o intuito de coletar currículos, promovendo contratações imediatas para trabalhadores que buscam chance e recolocação no mercado de trabalho, por lá, passaram mais de 1.800 pessoas. Só a Employer encaminhou mais de 100 pessoas para triagem e possíveis contratações”, explica  Ana Lia Coletto, gerente de RH.

Outro exemplo foi o Todos em Ação, evento que aconteceu no último sábado, na Escola Estadual Isauro Bento Nogueira. “Esse tipo de ação permite que o público conheça melhor sobre o que é o trabalho temporário e que essa modalidade é uma forma do trabalhador acessar o mercado e, dependendo do seu desempenho e da disponibilidade de vagas nas empresas, ser efetivado. Além disso, é uma ótima opção para quem está começando mas não tem experiência, por exemplo”, diz.

Durante o evento, a Employer Recursos Humanos de Campo Grande realizou o cadastro de currículos, entrevistas e fez o encaminhamento dos profissionais para triagem e entrevistas.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.   
  
Sobre a EmployerRecursos Humanos    
  
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.