04/05/2023 12:14
Top Literário: HQ mostra mundo fantástico com referências pop e mitologia de Mato Grosso do Sul
Lenda urbana da Bruxa da Sapolândia é explorada na história
O artista visual, escritor e muralista Fabio Quill lançou sua mais recente história em quadrinhos, intitulada "A Ausente Ordem das Coisas".
Na trama, um grafiteiro é engolido por uma mulher enquanto pinta os muros da cidade, levando-o a um universo surreal onde lendas se preparam para um conflito iminente, misturando referências da cultura pop, mitologias antigas e elementos da cultura regional do Mato Grosso do Sul.
A HQ apresenta situações e personagens familiares que fazem parte do imaginário coletivo, incluindo a lenda urbana da Bruxa da Sapolândia, que surgiu na década de 70, na região do bairro Cohafama e início do Taquarussu, em Campo Grande, que era conhecida pelo coaxar dos sapos nos solos lodosos.
Uns dizem que a bruxa matava por solidão, outros para vingar os filhos que nunca teve, ou ainda que fazia feitiços com o sangue das crianças. Alguns defensores dizem que a tal senhora só era feia e vestia-se mal, descuidada com os cabelos, tinha os olhos arregalados e não muito de conversa. Uma bruxa.
"Este livro, assim como o nosso imaginário, é composto de referências, arquétipos e influências. Essas diversas facetas que nos compõem e nos atravessam é sempre próxima, familiar, como quem a gente ama, o que gostamos de ler, ouvir, assistir, consumir, e também aquilo que se faz presente mesmo sem a gente querer", explica Quill, através da assessoria.
A obra será lançada no dia 10 de maio, no Sesc Cultura, às 19 horas, com bate papo com os envolvidos na produção do livro. A mediação fica por conta do jornalista Daniel Rockenbach, organizador do grupo de leitura Vórtice Literário. O lançamento é aberto ao público e 'A Ausente Ordem das Coisas' estará à venda durante o evento, além de outras publicações de Fabio Quill.
O livro tem incentivo do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais) e 210 cópias serão distribuídas a professores e bibliotecas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
"Acreditamos que essa é uma maneira de democratizar o acesso à literatura para todos e também de valorizar as histórias em quadrinhos como boas opções de leitura, uma vez que esse é um gênero importante e tão presente na vida das pessoas", pontua o quadrinista.
A HQ está em pré-venda pelo site https://www.catarse.me/a_ausente_ordem_das_coisas_, onde é possível encontrar ainda outras obras de Fabio Quill, como Janela da Alma, Onírica Amálgama e a Casa Baís.
Essas últimas renderam ao artista indicações ao Prêmio HQMIX, um dos mais importantes do quadrinho nacional, em 2020 e 2022, chegando a ser finalista. O livro tem 120 páginas, colorido e capa em brochura.
Sugestões de leituras e temas para a coluna: @dihchristie
Veja também
- Top Literário: HQ ambientada em Campo Grande retrata a crise dos 30 e poucos anos
- Top Literário: Daisy Jones & The Six traz sinestesia, emoção e desapontamento, tudo junto
- Top Literário: autora de Sombra e Ossos mergulha em referências visuais em Nona Casa