Interior

29/03/2023 17:21

Recém-nascido é queimado em incubadora do HU em Dourados; pequeno está na Santa Casa

Hospital admitiu o erro e pediu desculpas à família

29/03/2023 às 17:21 | Atualizado 29/03/2023 às 18:19 Thiago de Souza
Bebê foi transferido para a Santa Casa - Reprodução Dourados Agora

Recém-nascido sofreu queimaduras pelo corpo, na incubadora do Hospital Universitário de Dourados, em Dourados. Diante da gravidade do caso, o pequeno foi transferido para a Santa Casa, em Campo Grande. 

Segundo o Dourados Agora, o caso ocorreu no dia 19 de março, com uma gestante de gêmeos. O primeiro bebê nasceu de parto normal. Já o segundo, precisou vir por cesárea, disse o pai das crianças. 

No entanto, segue o site local, tempos depois, o médico disse ao pai, que o filho sofreu um ‘’queimadinho’’ e que ‘’iria ficar bem com a medicação’’. 

O pai dos gêmeos também contou que viu o filho mais velho todo queimado. Ao questionar o profissional de saúde, ouviu que foi um erro da equipe da maternidade, que colocou o recém-nascido na incubadora com temperatura muito alta. 

O Dourados Agora trouxe que, tempos depois, os gêmeos  tiveram complicações. O primeiro a nascer teve problema respiratório e o segundo por conta da queimadura, sendo ambos levados para a UTI do HU-UFGD. 

O bebezinho queimado foi levado à Santa Casa de Campo Grande, no sábado (25), ficando o irmão mais velho na segunda maior cidade do MS. 

O pai das crianças relatou também que a mãe foi de acompanhante do filho queimado e está totalmente abalada. Ela teme tanto pelo mais velho, quanto pelo que foi queimado na incubadora. 

O site local questionou o Hospital Universitário. A instituição admitiu o erro e pediu desculpas à família. Em um trecho, o HU disse que o bebê nasceu com baixa temperatura e por isso precisou de cuidados para recuperar a temperatura corporal. 

''Durante o procedimento, o recém-nascido sofreu queimaduras. O hospital realizou os primeiros atendimentos e procedeu com a transferência para a Santa Casa de Campo Grande, centro especializado em queimados'', diz trecho da resposta. 

O HU, que é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, diz que está com profissionais disponíveis para atender a família. 

''A unidade hospitalar lamenta profundamente o ocorrido e publicamente pede desculpas aos familiares, ressaltando a consternação de toda a equipe, vocacionada ao atendimento materno-infantil, com o momento que a família está vivenciando''.