28/03/2023 05:30
Top Literário: Imperfeitos é romance 'água com açúcar' para descansar a mente
Sucesso de público, dupla Christina Lauren traz conto de fadas repaginado no estilo 'cura ressaca literária'
Quem não gosta de um enemies to lovers (inimigos a apaixonados) com slowburn (romance 'lentinho'), não é? Imperfeitos, de Christina Lauren, editora Faro Editorial, é um daqueles livros que não promete nada e realmente não entrega muito não.
Decepcionante? Não, afinal, às vezes, tudo que precisamos é embarcar em um romance impossível e fugir da realidade. Seria uma obra típica de 'cura ressaca literária'.
Olive se sente a gêmea azarada até que, na festa de casamento da irmã, todo mundo passa mal, exceto ela e o galante Ethan, cunhado e 'inimigo mortal'. Entre chamados ao juca, a noiva oferece a viagem de lua de mel para o casal improvável porque, claro, é tudo impossível de reembolsar.
Fofinho, clichê e com referências pops para a nossa alegria. Achei que ia demorar a engrenar, mas a leitura foi rápida quando me dediquei a ela.
A personagem feminina é irritantemente pessimista, mas o par romântico é um homem que aceita conversar. Isso existe? Não sei. Mas eu só queria um romance bobo para me sentir apaixonada, então valeu a pena. E, claro, o final é óbvio, mas eu não queria passar nervoso sem saber o desfecho...
Tem uma vingancinha feminista que seria linda de ver e a protagonista, aparentemente, não chega a ser plus size (gorda), mas não é excepcionalmente magricela, o que é uma vitória. O boy é totalmente objetificado fisicamente, o que acho super justo ocasionalmente, afinal não estou aqui para defender homem.
Ah, dizem que tem hot (cenas picantes), mas eu diria que, no máximo, é uma classificação indicativa +16.
O livro foi lançado no Brasil em março de 2022 e é uma das sensações de redes sociais como Twitter, TikTok e Pinterest.
As autoras Christina Hobbs e Lauren Billings são grandes amigas, que criaram o pseudônimo combinando os nomes e fazem sucesso juntas. Elas ficaram famosas pela série 'Irresistível', que - ainda - não li, mas é conhecida por livros fininhos vendidos a menos de R$ 10 na Americanas (antes da inflação, agora tem edição custando mais de R$ 30).
Resultado: 3 de 5 estrelas
Sugestões de livros e temas? Entre em contato através do Instagram @dihchristie.