Campo Grande

01/02/2023 16:01

Alunos formados da GCM denunciam que prefeita se recusa a nomeá-los: 'desempregados'

Eles dizem que na época de campanha eleitoral, a prefeita Adriane Lopes prometeu que seriam chamados

01/02/2023 às 16:01 | Atualizado 01/02/2023 às 16:06 Rayani Santa Cruz
Alunos do curso querem ser nomeados e dizem que estão desempregados - Arquivo TopMídiaNews

Aluno de 33 anos esperava que, após concluir o curso de formação da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande, seria nomeado pela prefeita Adriane Lopes (Patriota). 

O rapaz passou no concurso em 2020, fez parte da turma que se formou ao final de 2022 e disse que a promessa da prefeita era de que, até fevereiro de 2023, todos os 372 formados seriam nomeados.

“Só começou o curso porque recorremos à mídia. Antes de acabar as eleições, a prefeita foi até nós, junto com o secretário Agenor, e disse que iria chamar todos em janeiro. Ela foi firme na palavra dela dizendo que ia nos chamar. Mas saiu só 106 nomeados em dezembro”, disse o rapaz.

Segundo ele, alguns dos formados na CGM vieram de outros estados e trouxeram as famílias para a Cidade Morena.

“Fizemos reunião com esse novo secretário que é o Gonzaga. Eles falaram que até março chamam todos, mas sempre fazem isso, jogam pra frente. Nós acompanhamos o Diário Oficial e vemos que ela está nomeando várias pessoas, menos nós.”

Promessa na campanha

O denunciante diz ainda que na época das eleições, a prefeita sempre os convidou para irem em reuniões políticas de seu interesse, e os estudantes iam para não perder a chance de serem nomeados. “Na época foi solicitado para irmos nas reuniões do marido dela, que é o deputado Lídio, e nós fomos. Mas isso aí até quero deixar pra lá. A gente só precisa que eles cumpram o combinado.”

Deixaram empregos

Outro que fez o curso e se formou, disse que abandou emprego de anos para se dedicar ao curso e agora se vê, desempregado e sem sustento para a família.

“A prefeitura deixou 377 candidatos desempregados nesse fim de ano. Muita gente deixou serviço de mais de 5, 7, 10 anos para fazer o curso de formação e agora está desempregado tendo que se virar nos bicos para ter uma renda pra família.”

Para ele, os boatos é que a prefeitura vai chamar os aprovados fracionado, com prazo até setembro. 

“Após passar 4 meses no curso de formação a prefeita simplesmente esqueceu dos candidatos. Na campanha ao qual o marido da prefeita era candidato éramos convidados para reuniões e sempre era afirmado que fim de 2022 seriam nomeados ao menos 300 e em fevereiro seria chamado o restante”, reforçou o rapaz.

“Nós alunos estamos indignados com a falta de respeito e com essa situação. Nós só estamos pedindo para que a prefeitura resolva essa situação e convoque todos os aprovados o quanto antes”, finalizou.

O que diz a prefeitura?

Solicitação de nota retorno foi encaminhada a Prefeitura de Campo Grande. Quando houver retorno será inserida no texto.