15/12/2022 12:50
Filho de prefeito é alvo de operação contra furto de máquinas agrícolas
Polícia Civil de Araçatuba cumpriu mandado na residência de Donizete Filho, onde foi encontrada uma arma 9mm
Donizete Filho é um dos alvos a Operação Varsóvia, deflagrada pela Polícia Civil de Araçatuba (SP), nesta quinta-feira (15), contra investigados de integrar organização criminosa especializada no furto de maquinário agrícola.
Prefeito de Paranhos, Donizete Viaro, disse que o filho não tinha conhecimento sobre o furto das máquinas, mas recebeu os investigadores nesta manhã, com pedido de busca e apreensão para levantamento de informações. Na casa dele, foi encontrada uma arma de 9 mm e munições.
"Meu filho não possui nenhum tipo de envolvimento no que eles procuram, sequer sabia do que se tratava o assunto. As buscas foram feitas e a única coisa que encontraram foi uma arma 9 mm, com algumas munições e uma munição de um calibre maior, mas nada que o comprometesse", disse o pai.
Por conta disso, Donizete Filho deu depoimento nesta manhã e está aguardando audiência de custódia agendada para às 15h, para decisão de fiança.
Segundo o site Hoje Mais, mais uma pessoa foi presa e dois tratores foram recuperados. São 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, sendo que cinco dos alvos já estavam presos.
As equipes estiveram em 15 cidades, sendo que no Estado de São Paulo foram cumpridos mandados em Birigui (4), Buritama (1), Lençóis Paulista (3), Mirassol (1), José Bonifácio (1) e Lucélia (1).
No Paraná os policiais estiveram em endereços em Maringá (6), Sarandi (3), Mandaguaçu (1), Assis Chateaubriand (2), Londrina (2), Primeiro de Maio (3) e Rancho Alegre. E, em Mato Grosso do Sul, foram cumpridos seis mandados em Paranhos e um em Maracaju.
Além de Donizete, o segundo preso por posse irregular de arma de fogo é da cidade Primeiro de Maio.
Em Paranhos, foram recuperadas duas pás-carregadeiras sem procedência. Elas estavam em um local apontado como ponto de desova de maquinário roubado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Organização criminosa
De acordo com o site Hoje Mais, equipe da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) iniciou as investigações após o furto de um rolo compactador na cidade de Coroados.
Equipe coordenada pelo delegado Juliano Goes conseguiu identificar pelo menos 26 pessoas que fariam parte da organização criminosa, que tem divisões de tarefas voltadas ao furto e roubo de equipamentos agrícolas e pesados.
Com o aprofundamento das investigações foram esclarecidos seis crimes envolvendo a Organização criminosa e a polícia havia apreendido um caminhão prancha em Maringá (PR). O veículo seria utilizado no transporte das máquinas furtadas.
Durante o cumprimento dos mandados nesta quinta-feira a polícia apreendeu vasto material que será periciado e que comprovaria os crimes investigados. Também foram recolhidos dezenas celulares e o inquérito policial terá sequência para o devido indiciamento dos investigados para o caso ser encaminhado à Justiça.
Trabalho conjunto
A operação contou com a participação de 174 policiais civis, distribuídos em 45 viaturas. A ação foi coordenada pela Deic de Araçatuba, com apoio da Delegacia Seccional de Adamantina, da Deic de Bauru e de São José do Rio Preto, do Denar de Londrina e de Maringá, do Garras da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e das Delegacias da Polícia Civil de Paranhos e Maracaju.
* Matéria editada às 13h53 e 15h20.