13/12/2022 14:40
Eduardo Riedel anuncia nomes que vão compor seu governo
Governador eleito convocou entrevista coletiva para nominar cada um dos nomes escolhidos
O governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (13), parte dos nomes dos secretários que irão compor seu governo no próximo ano, quando ele assume a cadeira que era de seu companheiro de partido, Reinaldo Azambuja.
A continuidade dos nomes acontecerá na próxima terça-feira, dia 20 de dezembro, conforme antecipou Riedel antes do início da coletiva.
Ana Nardes será a responsável por tocar a secretaria de Administração; Flávio César estará a frente da secretaria de Fazenda; Ana Ali assume a procuradoria-geral do Estado; Eduardo Rocha se torna novo chefe da secretaria da Casa Civil; Hélio Peluffo, atual prefeito de Ponta Porã, integra a secretaria de Infraestrutura.
"Os critérios utilizados é a capacidade de cada um e ter vontade de entregar os projetos. É um conjunto de critérios para definir. Passa pela capacidade, conhecimento e comprometimento", disse.
A cada nome anunciado, cinco no total, o governador eleito citou algumas características que levaram a colocá-los nas pastas. Apenas duas integrantes do grupo anunciado permanecem em seus cargos: Ana Nardes já estava comandando a secretaria de Administração, enquanto Ana Carolina Ali Garcia continua no cargo de Procuradora-Geral do Estado.
"Ela [Ana Nardes] é uma profunda conhecedora dos grandes desafios na área administrativa, e será responsável por comandar um processo de efetiva modernização do estado neste campo. A Ana [Ali Garcia] vem realizando um excelente trabalho na PGE e nós continuaremos atuando em consonância com o ordenamento jurídico, orientando e fiscalizando o respeito à Constituição e às leis pelos órgãos públicos no exercício de suas atividades".
Riedel também aproveitou a oportunidade para destacar quais são os principais objetivos que cada secretaria terá em seu governo. “Como é tradicional, nesta hora quase sempre todos se atêm mais aos nomes e aos cargos, do que ao projeto que nos desafia. Ao fazer as nossas primeiras escolhas, destaco que o foco foi, e continuará sendo, o projeto a ser executado nos próximos anos”, disse Eduardo Riedel.
O vice-governador, Barbosinha, usou o espaço para falar sobre o plano de governo e explicou que cada secretário possui um 'plano de voo', que estarão inseridos todos os compromissos assumidos com a população.
"Todos terão um manual de orientação, que é o nosso programa de governo, que possuem detalhadamente todos os compromissos que assumimos com a população, portanto com muito planejamento, foco e determinação iremos cumprir ponto por ponto", finalizou.