18/11/2022 18:30
Lula é cercado por apoiadores durante almoço em restaurante em Lisboa
Público aproveitou para tietar político com canções como "guerreiro do povo brasileiro"
Durante a sua visita em Lisboa, em Portugal, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi surpreendido com vários apoiadores cercando um restaurante na tentativa de garantir pelo menos uma saudação do político enquanto ele almoçava no espaço gourmet nesta sexta-feira (18).
De acordo com o site Metrópoles, o público ovacionou o petista, que decidiu fazer a vontade das pessoas e saiu na rua para cumprimentá-los, e foi recebido com canções como "guerreiro do povo brasileiro".
Lula se prepara para dois encontros com lideranças de Portugal que estavam marcados para essa sexta: um com o presidente português Marcelo Rebee e a outra com o primeiro-ministro do país, António Costa.
A agenda dá continuidade aos compromissos internacionais do petista, depois da sua participação na COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Agora, o presidente eleito segue a agenda internacional em Portugal para tentar uma reaproximação com o país, com quem o Brasil não tem cúpula desde 2016. Antes mesmo do segundo turno das eleições deste ano, o primeiro-ministro português António Costa declarou apoio ao petista nas redes sociais e sinalizou interesse em estreitar laços com o futuro governo.
A expectativa é que, com o encontro, Lula consiga o apoio de Portugal na pauta de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.