há 2 anos
Ex-secretária é ouvida em inquérito que apura suposto assédio eleitoral em MS
Ela foi ouvida nesta quarta-feira pelo Ministério Público Estadual
A ex-secretária Julliana Caetano Ortega foi ouvida na tarde desta quarta-feira (9), no MPE (Ministério Público Eleitoral) em Inquérito Civil que apura suposto assédio eleitoral contra servidores da Semcias (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social) em ato político ocorrido em julho deste ano, em Nova Andradina, município a 300 quilômetros de Campo Grande.
Conforme as denúncias, os servidores eram obrigados a irem na reunião sobre ameaças de perderem o cargo, principalmente os que eram contratados e comissionados.
Conforme o Jornal da Nova, entre os dias 26 e 28 do mês passado, ao menos 15 pessoas foram ouvidas na Promotoria de Justiça de Nova Andradina, destas, cerca de cinco confirmaram que a ex-secretária obrigou todos a irem na reunião política que aconteceu nas dependências de um hotel no dia 16 de julho passado.
Uma das testemunhas que preferiu o anonimato com medo de represálias relatou que se não fosse na reunião do então candidato eleito deputado estadual Zé Teixeira e do candidato derrotado deputado federal Walter Carneiro, o quais a ex-secretária estava apoiando, na segunda-feira (18) de julho, era para passar na sala dela para assinar a demissão.
Ainda conforme o site, Ortega estava acompanhada de seu advogado Christovam Martins Ruiz. Na porta da Promotoria de Justiça o defensor disse que sua cliente deixou bem claro em depoimento que não houve coação do comparecimento para quem quer se seja, tratou-se de um convite informal, espontâneo e lá compareceu quem teve vontade de comparecer.
“Não houve coação, não houve promessa de benefícios e não houve ameaça para quem compareceu ou deixou de comparecer, o que ficou demonstrado nestes autos, foi exatamente isso”, finaliza Ruiz.