Campo Grande

10/11/2022 07:00

Segurança do MS tem vídeos e conversas de bolsonaristas infratores na Duque de Caxias

Prazo para retirada de qualquer obstrução terminou, mas via segue bloqueada

10/11/2022 às 07:00 | Atualizado 09/11/2022 às 16:58 Thiago de Souza
Sejusp diz estar de olho em infratores na Duque de Caxias - Reprodução Facebook

Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul diz ter recebido áudios, fotos e conversas em aplicativos de mensagens, atribuídas a bolsonaristas, que causam impedimento das vias e infrações de trânsito, em Campo Grande. O grupo se concentra na avenida Duque de Caximas, em frente ao Comando Militar do Oeste. 

A informação da Sejusp é fruto de um questionamento sobre determinação do Tribunal Superior Eleitoral, para que lideranças, financiadores e participantes dos protestos, sejam identificados. Também serão alvo da operação, aqueles que cometerem infrações de trânsito e qualquer tipo de impedimento ou tumulto naquela via. 

''Já recebemos fotos, imagens e placas [de carros]'', informou a pasta. 

A assessoria da pasta esclareceu que não há determinação para retirar ou prender pessoas da manifestação. Os nomes dos líderes e financiadores do movimento, serão levados ao ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Alexandre de Moraes. 

A ordem do chefe da corte eleitoral vale também para rodovias no interior do estado ou qualquer outro ponto onde haja impedimento da circulação de pessoas e veículos.  

Nesta quarta-feira venceu o prazo de 48 horas, dado pelo TSE, para que as ordens sejam cumpridas. Na decisão de Moraes, as forças policiais estaduais, também devem promover a coleta das informações. 

Infrações

Na manhã desta quarta-feira, o TopMídiaNews constatou que uma das faixas de rolamento da Duque de Caxias, sentido centro-bairro, ainda estava bloqueada. Também havia carros de manifestantes estacionados no canteiro central da via. 

Protesto 

Bolsonaristas acampam desde a segunda-feira (31), em frente ao Forte Pantantal (CMO). Há caminhões, barracas e ônibus na via. Eles reclamam de suspeitas de fraude no processo eleitoral e, alguns, pedem intervenção militar ou intervenção federal. 

O feriado de Finados e o ultimo final de semana, foram os dias com maior presença de manifestantes. Inclusive Campo Grande chegou a ser destaque no Twitter, na seção ''trending topics'', como um dos pontos mais importantes do País, em relação às manifestações.