Política

31/10/2022 11:00

Simone Tebet é cotada como ministra da Educação no governo Lula

Tebet ajudou Lula na campanha de segundo turno e angariou vitória

31/10/2022 às 11:00 | Atualizado 31/10/2022 às 10:13 Rayani Santa Cruz
Simone é cotada a comandar pasta da educação - Ricardo Stuckert

A senadora Simone Tebet (MDB) é cotada a ser ministra da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após ajudá-lo a vencer as eleições neste domingo (30). O presidente eleito informou que descansará por dois dias e depois formar grupo para transição de governo. 

Simone foi fundamental na chamada 'frente ampla pela democracia', que reuniu lideranças de diversos partidos em prol do petista. A sul-mato-grossense tomou a decisão de apoiar Lula, logo após o resultado do primeiro turno.

No acordo, ela pediu que ele aplicasse algumas demandas de seu plano de governo se eleito, entre elas a bolsa de R$ 5 mil aos estudantes de escolas públicas que concluírem o ensino médio. 

Lula, inclusive, mudou a cor de sua campanha do segundo turno para branco, a pedido de Simone. A senadora andou pelo Brasil, e agarrou-se a causa de Lula.

Agora, interlocutores do PT indicam que a presença dela no primeiro escalão a comando do Ministério da Educação é dada como certa.

Conforme reportagem do Estadão, "a senadora gostaria de comandar a Educação, pasta que sempre foi cobiçada pelo PT. O presidente eleito já disse, porém, que seu partido terá de abrir mão de assentos na Esplanada para a frente ampla”.