31/10/2022 13:00
Debates derrubaram Contar, de favorito a derrotado em MS
Despreparo e falta de experiência do deputado estadual foram relevantes para a derrota
Ausência em debates, entrevistas e sabatinas, e demonstração de despreparo, falta de propostas e experiência ao participar do debate promovido pela TV Morena, na quinta-feira (27), foram fatores que derrubaram Capitão Contar (PRTB).
O candidato foi derrotado com 612.113 votos, e 43,10% em percentual neste domingo (30). O eleito, Eduardo Riedel (PSDB), pontuou 808.210 votos com percentual de 56,9%, após 100% das urnas apuradas,
De favorito, a derrotado no segundo turno das eleições em Mato Grosso do Sul, Contar teve um "empurrãozinho" do presidente Jair Bolsonaro (PL) dois dias antes do primeiro turno das eleições, conseguindo chegar na disputa final. Porém, não conquistou eleitores por conta do discurso raso, e falta de propostas frente ao experiente em gestão pública, Eduardo Riedel.
Contar havia ficado em primeiro lugar no primeiro turno, com 384.275 votos, percentual de 26,71%, contra 25.16% de Riedel, teve amarga derrota após campanha que, mesmo com maior tempo de rádio e TV, naufragou.
O candidato derrotado acreditava piamente na vitória, mas na campanha do segundo turno não contou com vídeos novos de Bolsonaro expressando apoio.
O que ocorreu foi Bolsonaro gravando vídeos indicando neutralidade diante de um cenário com dois candidatos bolsonaristas, junto a senadora eleita Tereza Cristina (PP), que desde o primeiro turno esteve junto a Riedel.
Não foi dessa vez para Contar. Mato Grosso do Sul escolheu o novo com resultado, perfil de Eduardo Riedel, que apresentou propostas, percorreu o Estado e demonstrou como irá governar no futuro.