29/10/2022 18:10
Para conseguir pagar as contas, Bruno cria e vende apostilas para concursos
Atualmente, ele estuda para os certames e colocou seu material na plataforma Hotmart
O autônomo Bruno Jardim de Oliveira hoje mora em Campo Grande, mas sua trajetória em concursos públicos começa em 2013, em Corguinho, quando foi eleito para o Conselho Tutelar, onde permaneceu por dois anos e promoveu algumas melhoras consideráveis para aquela unidade. Com o passar do tempo, foram várias tentativas em certames, várias conquistas e também muitos aprendizados, que ele usa como experiência e traduz em forma de apostilas, que hoje ajudam no sustento dele e da família.
Bruno também teve uma passagem pela prefeitura de Rochedo, por dois anos e, posteriormente, veio para a Capital. "Saindo de Rochedo, vim embora para Campo Grande, onde trabalhei com meu pai no comércio dele, no ramo de acessórios automotivos. Porém, sempre almejando uma vaga no serviço público, através de concursos e processos seletivos", conta.
"O estudo não é fácil. E nesse meio tempo sempre tive dificuldades, assim como muitos concurseiros, com determinadas legislações que não possuem banco de questões para estudar, sendo principalmente, as de níveis estaduais e municipais. Foi então que eu tive a ideia de começar neste novo segmento", relata o concurseiro.
O "bico" com apostilas começou em 2020, no início da pandemia. "Meu primeiro caderno de questões foi a da Legislação Municipal e duas legislações específicas, cobradas no concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, no ano de 2020. No início da pandemia. Teve 180 questões ao todo, e vendi pelo valor de R$ 20 o arquivo em PDF."
Posteriormente, outros concursos foram lançados e, com eles, novas apostilas foram elaboradas e vendidas por Bruno, com base nas legislações específicas e preços acessíveis. "O intuito sempre foi fornecer um material de qualidade por um preço acessível para todos aqueles que estão estudando. Atualmente está aberto o concurso da UFMS, do Corpo de Bombeiros e Policia Militar de Mato Grosso do Sul", comenta Bruno, que tem material para os concursos citados.
Jardim salienta que seu material não interfere no conteúdo de cursinhos. "Os meus materiais têm cunho complementar, logo, não atrapalham nenhuma didática lecionada em cursinho específico para as respectivas instituições. O objetivo é agregar conhecimento mesmo".
Além disso, ele destaca que, recentemente, disponibilizou seu material na plataforma Hotmart, que permite a comercialização em escala mais ampla. "Estou também colocando à disposição meus materiais no Hotmart, e estou pagando 35% de comissão para aqueles que querem revender os meus materiais".
O concurseiro afirma que trabalhar na criação de material ajudou a fortalecê-lo. "Acredito que uma das poucas coisas que sei fazer bem na vida é estudar, apesar de tantas aprovações, reprovações e provações no decorrer de todo o meu caminho até aqui. Criar estes materiais me possibilitou melhorar meu potencial nos estudos, onde aprender a parte técnica de como elaborar uma questão me fortaleceu muito."
Planos
Para este ano, Bruno afirma que aguarda convocação em um concurso no qual foi aprovado, mas tem outros planos, também. "Continuo elaborando questões, estou aguardando ser convocado para o cargo de Agente Universitário da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) do campus de Sinop-MT, que fiz em 2018. Estou focando no concurso do MP-GO para o cargo de secretário auxiliar, onde oferece uma remuneração para conseguir reiniciar minha faculdade de direito. Meu foco é continuar estudando até conseguir chegar ao Cargo de Cartorário de um Cartório de Registro de Imóveis da região Nordeste".
Bruno acredita no poder do estudo. "Bom, acredito que o estudo é importante, e que sempre que puder elaborar um material que possa contribuir com aquele que quer ganhar aqueles pontos cruciais no concurso, eu vou estar aqui", afirma.
Mais informações sobre as apostilas podem ser obtidas com Bruno, por meio do telefone: (67) 99974-5967.