05/10/2022 10:20
Lula vai mirar em Simone Tebet para conquistar apoio no 2° turno
Candidata pelo MDB, Simone Tebet deve divulgar posicionamento nessa semana
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mira em Simone Tebet (MDB) e busca seu apoio na campanha para o segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Lula conseguiu ontem o apoio do PDT, e agora vai tentar convencer Simone a adesão ao projeto.
A sul-mato-grossense, tem papel fundamental nestas eleições, ainda que não eleita. É o pleito mais acirrado desde a redemocratização.
Simone Tebet desempenha uma função importante por conta da transferência de votos. Agora, Lula espera a adesão da senadora Simone Tebet, que já sinalizou apoio ao petista, mas deve fazê-lo de forma mais comedida. Ambos já conversaram por telefone.
Conforme o Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou a rápida declaração de apoio dos governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo. Os dois primeiros já eram aguardados, devido à proximidade com o presidente, e podem ajudar o mandatário a conquistar pelo menos 1 milhão de eleitores em relação ao primeiro turno – esse é o número de votos que os governadores tiveram a mais que o titular do Planalto.
Lula tenta a transferência de votos de Simone e Ciro Gomes (PDT). Juntos, eles somaram 8,5 milhões de votos, muito mais do que o montante que Lula precisaria para derrotar Bolsonaro – 1,9 milhão de votos –, considerando o resultado do primeiro turno.
Ontem Ciro acenou a Lula, de forma tímida e crítica, sem sequer mencionar o nome do petista. Mesmo assim, o gesto do pedetista foi comemorado pelo PT, sobretudo porque, no segundo turno das eleições de 2018, o presidenciável não declarou voto em Fernando Haddad.