Política

19/09/2022 15:52

Segundo turno das eleições deve ocorrer em 30 de outubro

Só haverá segundo turno se os candidatos a presidente ou governo de MS não fizerem metade dos votos válidos mais um

19/09/2022 às 15:52 | Atualizado 19/09/2022 às 14:36 Rayani Santa Cruz
Segundo turno acontece em 30 de outubro - Wesley Ortiz

O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para ocorrer em 30 de outubro, para o caso de disputas nas chapas majoritárias de presidente e governador de Mato Grosso do Sul.

O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, e só haverá o segundo dia de votação caso o candidato mais votado não consiga a maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a eleição em dois turnos somente ocorre em pleitos realizados pelo sistema majoritário, mais especificamente nas disputas para os cargos de presidente da República, governador de estado ou prefeito. A eleição em segundo turno para prefeito somente pode ocorrer nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Esse ano, já no dia 2 de outubro, será decidido quem ocupará às oito vagas na Câmara Federal, a única vaga no Senado e as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

No caso de o primeiro turno já ser decidido o presidente da República, por exemplo, e em MS o segundo colocado em disputa não conseguir 'metade mais um' dos votos válidos, no dia 30 de outubro os sul-mato-grossenses deverão escolher somente o novo governador ou governadora. A situação pode ser a mesma no caso de só haver segundo turno para presidente, ou em ambos os casos.

2º turno

Não se computam, nesse caso, os votos em branco e os nulos.

Se nenhum candidato ou candidata alcançar a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, será realizado um segundo turno entre os dois mais votados na primeira etapa. Considera-se, então, eleita a pessoa que obtiver a maioria dos votos válidos no segundo turno.

Em MS, as eleições acontecem mais cedo: das 7h às 16h.