Educação

08/09/2022 13:15

Do terena ao japonês, UFMS está com inscrições abertas para cursos de cinco idiomas

Aulas serão ministradas na Cidade Universitária nos períodos matutino e vespertino

08/09/2022 às 13:15 | Atualizado 08/09/2022 às 11:18 Dayane Medina
UFMS - Wesley Ortiz

O Programa de Ensino de Línguas, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está oferecendo 700 vagas para os cursos presenciais de inglês, espanhol, francês, japonês e língua terena, na Cidade Universitária, em Campo Grande.  Aberta ao público, as inscrições devem ser preenchidas de forma presencial até amanhã (9).

Do total de vagas, 400 são para o curso de inglês, distribuídas em dez turmas; 200 para espanhol; e 30 vagas para japonês, francês e língua terena, com início das aulas no dia 12 de setembro.

Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 14 anos e preencher corretamente as informações solicitadas no formulário disponível na universidade, até amanhã, às17h.

As aulas serão ministradas por estudantes matriculados em cursos de graduação da Universidade, sob a supervisão de professores, orientadores e/ou técnico-administrativos voluntários.

Durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o Progeli manteve a realização de suas atividades, com a oferta de cursos on-line.

Neste segundo semestre, as turmas da Cidade Universitária serão distribuídas no período vespertino, às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, e aos sábados, nos períodos, matutino, das 8h às 11h, e vespertino, das 14h às 17h.

Além dos encontros, haverá plantões de dúvidas semanais, na modalidade online, ministrados pelos professores das turmas”. Neste ano, haverá oferta de alguns cursos online que poderão atender às demandas dos Campus”, complementa a coordenadora.

Os selecionados da comunidade interna deverão recolher a taxa única de matrícula no valor de R$260 e, aqueles que não tiverem vínculo com a Universidade, no valor de R$280, sem a cobrança de mensalidades. A taxa é destinada para o custeio da elaboração e reprodução dos materiais didáticos a serem utilizados, além do pagamento de bolsistas.

Os interessados que comprovarem renda mensal individual de dois salários mínimos ou renda familiar total de quatro salários mínimos podem concorrer a bolsas para participação nos cursos de línguas sem o custo da matrícula.

O resultado está previsto para ser publicado em 13 de setembro, nos portais da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e do programa de extensão. Os boletos para o pagamento da taxa de matrícula dos selecionados serão encaminhados para os e-mails informados na ficha de inscrição.