Campo Grande

07/09/2022 07:00

Feriado de 7 de Setembro terá desfile, manifestações e marcha para Jesus em Campo Grande

Data deve ser celebrada na região central da Capital

07/09/2022 às 07:00 | Atualizado 07/09/2022 às 09:23 Diana Christie
Imagem Ilustrativa - Wesley Ortiz

Feriado de 7 de setembro, comemorado nesta quarta-feira, promete de ser muita movimentação em Campo Grande. As mobilizações começam cedo com o tradicional Desfile da Independência, segue com manifestação de empresários em “defesa da liberdade” e terminam com shows gospel organizados pelas comunidades cristãs.

Agora pela manhã, cerca de 4 mil pessoas irão desfilar na rua 13 de Maio, que contará com reforço na segurança. Conforme a divulgação, os participantes representam 23 instituições civis e militares. As autoridades ficarão na esquina da 13 de Maio com Afonso Pena e as interdições começaram às 5h.  

Mobilização empresarial

A partir das 8, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e o SETLOG-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul /MS) convocaram empresários para realizar carreata que percorrerá a avenida Afonso Pena. O ato, segundo as associações, é para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil.

A concentração tinha previsão de começar às 7h, no posto de combustíveis Nações Indígenas (Tauros), situado na Av. Afonso Pena, 7144. Diretores da entidade empresarial farão adesivagem de pelo menos 1,2 mil carros, com os dizeres “Todos pela liberdade. Para frente Brasil”.

Marcha para Jesus

Pela tarde, depois de dois anos fora do calendário de eventos por conta da pandemia, a 34° Marcha Para Jesus está de volta a Campo Grande. A festa será realizada a partir das 14h, com concentração na Praça do Rádio Clube, de onde o movimento seguirá pelas principais vias da Capital.

Haverá show com Bruna Karla, Discopraise e Theo Rubia, além de outras apresentações, inclusive de artistas locais.

O tema deste ano é “Igreja, Guardiã de Fé”, que tem o objetivo reforçar o trabalho das igrejas em defesa da família e dos valores cristãos, assim como destacar o papel da igreja no amparo espiritual e no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. É uma festa não só para os evangélicos, mas para todos que acreditam na palavra de Deus.

A organização acredita que esta será a maior Marcha Para Jesus já realizada em Mato Grosso do Sul. A festa vem sendo ‘preparada’ desde maio, quando houve o lançamento no dia 27 daquele mês, na Capital. Depois, ocorreram 23 eventos alusivos, principalmente no interior, até o último esquenta do dia 29 de agosto, na Praça do Rádio Clube.

Mobilização em prol de Bolsonaro

Também no período vespertino, o candidato a governador de Mato Grosso do Sul, Capitão Contar, mobiliza apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) para mais uma motociata. Motociclistas, motoristas e ciclistas foram convocados para participar da ação, com concentração às 14h no estacionamento do Yotedy e saída às 15h. Eleitores que estiverem a pé podem ficar, a partir das 14h, no "QG do Capitão", em frente ao Aquário do Pantanal. Sem deslocamento. "Vista-se de verde e amarelo e venha junto com a gente!", diz o slogan do evento.

(Colaboraram: Rayani Santa Cruz, Thiago de Souza e Dayane Medina)