Candidatos ao Senado

11/09/2022 13:30

Candidatos: privatização dos Correios e contra a medida para universidades e Petrobras

Alguns dos candidatos ao Senado se posicionaram favoráveis de forma parcial; Tereza e Odilon se calaram

11/09/2022 às 13:30 | Atualizado 11/09/2022 às 13:17 Rayani Santa Cruz
Candidatos indicaram o que pensam das privatizações - Redes Sociais / Fernando Frazão Agência Brasil

Quatro dos seis candidatos ao Senado por Mato Grosso do Sul responderam o que pensam a respeito das privatizações no Brasil. Alguns se posicionaram a favor, outros favoráveis a apenas algumas situações como a dos Correios, e ainda teve concorrente que se mostrou contra a todo tipo de venda das estatais.

A pergunta realizada pelo TopMídiaNews foi a seguinte: “é a favor ou contra as privatizações dos correios, universidades e Petrobras?”.

Os candidatos, Tereza Cristina (PP) e Juiz Odilon (PSD) através de suas assessorias não responderam após mais de uma semana de espera para fechamento do texto.

A série de entrevistas com os candidatos ao Senado pelo Mato Grosso do Sul é para dar oportunidade de o eleitor saber como pensa os postulantes.

 Confira as respostas:

Professor Tiago Botelho- PT

Eu sou totalmente contra privatizações de empresas públicas, sociedades de economia mista. Os Correios desempenham um papel para além de entregar cartas que já é importante. Hoje os Correios chegam em todas as cidades, aldeias, assentamentos, levam medicamentos para pessoas com problemas de saúde no interior desse país. Os correios, as universidades, a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal são patrimônios do povo brasileiro. É inaceitável que governos queiram privatizar aquilo que dá resultado e não é só resultado econômico. Ainda que todos esses que eu citei são para além de lucro econômico, é um lucro social. São pessoas que conseguem se comunicar pelos Correios, são pessoas que ganham formações através das universidades públicas.

A Petrobras hoje é patrimônio do povo brasileiro, o Pré-sal está aí, nós não temos que entregar isso para as multinacionais, o Brasil é um país rico porque tem a Petrobras, se a gente entregar para empresas norte-americanas ou européias, eles vão pegar nossos recursos naturais  e levar, além dos recursos, todo o dinheiro que tudo isso rende. Por isso, eu sou terminantemente contra, inclusive serei um defensor de mais concursos nas universidades, mais concursos nos correios e mais concursos na Petrobras. 

Mandetta –União Brasil

A dos Correios sim. Eu acho que não é função do Governo entregar
encomendas, ele tem outras atribuições. É uma atividade que pode ter concorrência e ser feita pela iniciativa privada, desde que seja uma privatização bem feita e que eles não queiram ficar somente com o trânsito de mercadoria entre os grandes volumes. Eles têm que fazer integração nacional através do serviço.

Sobre a Petrobras, tem que melhorar a concorrência dentro da exploração do petróleo brasileiro, para trazer redução de preços e continuar sendo uma empresa pública, lucrativa, mas que não faz da sua política de preços a sua única razão de viver. Já a privatização das universidades está totalmente fora do contexto. A Universidade tem que ser pública, assim como o ensino fundamental e médio.

Anizio Tocchio- Psol

Sou contra as privatizações! É extremamente importante que todos os direitos que devem ser garantidos a uma vida digna, sejam públicos e de qualidade. O acesso à educação, a saúde, a comida, a moradia e à terra devem ser de formas igualitárias e possíveis a todos, e serem públicas!

Jefferson Bezerra – Agir

Somos contra a venda das riquezas dos brasileiros e brasileiras.