Política

29/08/2022 15:00

Simone garante 50% de mulheres em ministérios, mas não fez isso quando foi prefeita

A candidata a presidente já foi prefeita de Três Lagoas e nomeou apenas 3 mulheres após a reeleição

29/08/2022 às 15:00 | Atualizado 29/08/2022 às 17:07 Rayani Santa Cruz
Simone Tebet diz que vai ter percentual igual de mulheres nos ministérios - Reprodução Youtube

A candidata à presidente da República, Simone Tebet (MDB), disse que vai implantar equidade de gênero e ter 50% de ocupações de cargos com mulheres. A declaração foi realizada durante debate promovido pela Band e TV Cultura, nesse domingo (28). Apesar da afirmativa, a candidata não realizou este feito quando foi prefeita de Três Lagoas, entre 2004 e 2010.

Simone estava debatendo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando cobrou do petista um posicionamento sobre a questão de igualdade entre homens e mulheres que ocupam cargos no governo. Lula disse que não podia se comprometer antes, mas Simone declarou que vai ter 50% de mulheres nos alto escalão caso seja eleita presidente.

Porém, isso não foi realizado em Três Lagoas, cidade localizada na costa leste de Mato Grosso do Sul, e a 326 km de Campo Grande. 

A emedebista se elegeu em 2004 à prefeita da cidade e, durante o primeiro mandado, teve como vice-prefeito Luiz Akira. Já nas eleições de 2008, Simone foi reeleita com 76,81% dos votos válidos e escolheu a amiga de infância Marcia Moura como vice. Elas assumiram o Executivo em 2008.

Na época, foram escolhidas só três mulheres. 

“Embora o novo organograma da prefeitura apresente modificações notórias com a reforma administrativa, poucas secretarias modificaram. Essa equipe será a equipe que a população três-lagoense quer e merece, com muita responsabilidade, ética, são pessoas que se preocupam com as pessoas e que farão de tudo para crescer a nossa cidade suprindo todas as necessidades", disse Simone ao site Perfil News, na época. 

Veja a composição anunciada pela então prefeita reeleita, dia 30 de dezembro de 2008.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico:  vice-prefeita Márcia Moura 

Secretária municipal de Saúde: Elenir Neves

Secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho: Maria Lucia Firmino

Secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral- Walmir Marques Arantes

Secretário de Administração: Odair Biassi

Secretário de Obras e Serviços públicos: Getúlio Neves da Costa Dias

Secretário de Esporte, Juventude e Lazer: Sávio Sebastião Alves Bernardes.

Secretário de Meio Ambiente: Cristovam Lages Canela

Secretário de Agronegócio e Ciência e Tecnologia: Luiz Akira Yoshio Otsubo

Chefia de Gabinete da Prefeita: Germano Molinari Filho

Assessoria de Comunicação Social: Sebastião Rodrigues Neto

Assessoria Jurídica: Clayton Mendes de Morais

Em 31 de março de 2010, Marcia assumiu a prefeitura de Três Lagoas após Simone renunciar para compor a chapa de André Puccinelli na eleição para o governo de Mato Grosso do Sul, na condição de candidata a vice-governadora. Vitoriosa a chapa, tornou-se a primeira mulher vice-governadora do estado. 

Na gestão Márcia Moura, amiga de Tebet, também não houve paridade em cargos e foram escolhidos: Eliane Brilhante (Saúde); Walter Garcia (Infraestrutura, Transporte e Habitação); Mário Grespan (Educação e Cultura); Paulo da Paz (Esportes, Juventude e Lazer); Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico); Clayton Mendes (Jurídico), e Graziela Carvalho (comunicação).