Interior

24/06/2022 13:40

Apesar de grande aparato, PMs foram baleados durante invasão de fazenda em Amambai (vídeo)

Testemunha que filmou chegada de comboio previu que o ''pau ia torar''

24/06/2022 às 13:40 | Atualizado 24/06/2022 às 13:48 Thiago de Souza
Choque foi conter invasão de fazenda - Repórter Top

Imagens obtidas pelo TopMídiaNews, mostram grande aparato do Batalhão de Choque, acionado para conter invasão de terra por parte de indígenas, nesta sexta-feira (24), em Amambai. Mesmo com dezenas de policiais, três foram baleados e socorridos na ocorrência. 

Conforme a gravação, pelo menos seis viaturas do Choque e uma equipe de policiamento ordinário, entraram na fazenda. Duas testemunhas que filmaram a chegada dos militares já previam que situações de violência poderiam ocorrer. 

''Chegou mais uma viatura. Agora o pau vai torar'', disse um observador. 

Parte da fazenda onde ocorreu o ataque aos PMs é alvo de questionamento de indígenas, que alegam que trechos do território pertencem aos ancestrais deles. No entanto, eles iniciaram uma invasão e foram contidos por militares do Choque. 

Segundo a Comunicação do Batalhão de Choque da PMMS, três policiais foram baleados, mas não correm risco de morte. Ainda segundo o Batalhão, por causa da proteção com escudos e coletes, os PMs foram atingidos na região das pernas, pés e canelas. 

''Todos estão bem. Apenas de um que ainda não tiraram o projétil'', disse o responsável pela comunicação. 

Indígenas dizem que alguns nativos foram feridos e outro morto na ação policial, porém, o óbito ainda está em apuração. 

Violência 

Conforme divulgado no site do Conselho Indigenista Missionário, índios Guarani-Kaiowá invadiram novamente o território de Guapoy. Eles classificam a ação como ‘’retomada’’ de um território de ancestrais e iniciaram a ocupação na tarde desta quinta-feira. 

Ainda segundo o CIMI, os indígenas temem que fazendeiros possam promover um novo despejo da área. 
Confronto 

No início da noite desta quinta-feira (23), um grupo de cerca de 20 a 30 indígenas também tinha ocupado a Fazenda Tejui, distante cerca de 14 km de Naviraí.

Segundo a polícia, os nativos fizeram os moradores de reféns e os expulsaram momentaneamente da área da casa da fazenda, iniciando a ocupação da sede e das estradas de acesso.

Para bloquear os acessos, os indígenas fizeram uma fogueira e colocaram um trator e uma camionete da própria fazenda na estrada.

A Polícia Militar foi acionada e os indígenas ameaçaram atear fogo nos maquinários. Com a presença dos militares, eles recuaram, lançando flechas.

Não há informações sobre feridos, pois após tomar posse do trator e da camionete, a Polícia Militar já não encontrou nenhum indígena na sede da fazenda.

Ao amanhecer do dia, mochilas e flechas foram encontradas em meio ao milharal. Todo material está sendo recolhido e será encaminhado à Delegacia.