24/06/2022 13:01
Indígenas são baleados em tentativa de ocupação em Amambai (vídeo)
Mais cedo, o Choque confirmou que três policiais foram baleados
Dois indígenas teriam sido baleados, e possivelmente morrido, na manhã desta sexta-feira (24), durante ocupação do território Guapoy, em Amambai, cidade do interior de Mato Grosso do Sul. As informações ainda são extraoficiais.
Mais cedo, o Choque confirmou que três policiais foram baleados no primeiro contato, todos sem risco de morte. Os demais detalhes ainda estão imprecisos. Inclusive, há denúncias da presença de pistoleiros na região.
Os indígenas são da etnia Guarani-Kaiowá.
Ocupação em Naviraí
No início da noite desta quinta-feira (23), um grupo de cerca de 20 a 30 indígenas também tinha ocupado a Fazenda Tejui, distante cerca de 14 km de Naviraí.
Segundo a polícia, os nativos fizeram os moradores de reféns e os expulsaram momentaneamente da área da casa da fazenda, iniciando a ocupação da sede e das estradas de acesso.
Para bloquear os acessos, os indígenas fizeram uma fogueira e colocaram um trator e uma camionete da própria fazenda na estrada.
A Polícia Militar foi acionada e os indígenas ameaçaram atear fogo nos maquinários. Com a presença dos militares, eles recuaram, lançando flechas.
Não há informações sobre feridos, pois após tomar posse do trator e da camionete, a Polícia Militar já não encontrou nenhum indígena na sede da fazenda.
Ao amanhecer do dia, mochilas e flechas foram encontradas em meio ao milharal. Todo material está sendo recolhido e será encaminhado à Delegacia.
* Matéria editada às 13h12 para correções